Portal da Cidade Pouso Alegre

DEFESA SOCIAL

Pouso Alegre inaugura Centro Integrado de Defesa Social para ações de segurança

Órgão centralizador de inteligência opera em cooperação com as polícias Militar e Civil

Publicado em 27/05/2024 às 12:20
Atualizado em

Inauguração foi realizada na manhã desta segunda-feira/27 (Foto: Ascom/PMPA)

A partir desta segunda-feira (27) Pouso Alegre passa a contar com o Centro Integrado de Defesa Social, órgão que vai centralizar ações de inteligência em cooperação com as forças de segurança do município. O novo dispositivo foi entregue pelo prefeito Coronel Dimas Fonseca durante solenidade que contou com presença de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, entre outros. Com o novo Centro de Defesa Social, Pouso Alegre se posiciona como município mineiro com maior tecnologia em segurança.

Durante a solenidade o prefeito anunciou o retorno da Guarda Civil Municipal e a instalação do sistema de monitoramento por câmeras em vias públicas. 

"Como militar e ex-comandante da Polícia Militar de Pouso Alegre e Poços de Caldas, sei da importância vital da segurança para o bem-estar de nossa comunidade. É com essa experiência e compromisso que estamos trabalhando incansavelmente para fortalecer nossas políticas de segurança pública. A criação do Centro Integrado de Defesa Social e a Guarda Municipal são medidas que estamos implementando para garantir a tranquilidade e a proteção de todos os cidadãos de Pouso Alegre. Sabemos que a segurança é dever do Estado, conforme prevê a Constituição, mas nós não podemos ser omissos. O mal não pode ter espaço na nossa cidade e por isso estamos investindo e investiremos para garantir o direito de ir e vir com segurança do cidadão pouso-alegrense", afirma o prefeito.


COMO FUNCIONA


O Centro Integrado de Defesa Social, localizado no coração da cidade (Rua Cônego Vicente, 71, Centro), torna-se um símbolo de cooperação entre as forças de segurança. Abrigando a Defesa Civil e Social do município, a central vai operar como difusora de inteligência para órgãos como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e secretarias municipais envolvidas. 

O objetivo é o trabalho integrado e colaborativo para garantir a segurança da população. O prefeito enfatizou ainda a implementação do Sistema de Monitoramento (SIM), conectando a segurança local às forças policiais para um atendimento unificado, eficaz e célere.

"Embora a segurança seja uma responsabilidade do Estado, não podemos ficar inertes diante das crescentes demandas. Entendemos a importância vital de garantir a proteção e a tranquilidade de nossa comunidade e das pessoas que frequentam nossa cidade", afirmou o chefe do Executivo.


GUARDA MUNICIPAL

O prefeito destacou a necessidade de ação mais eficaz, eficiente e efetiva por parte da administração, para garantir uma participação ativa da gestão municipal na segurança pública. Por isso, haverá o retorno da Guarda Municipal, estabelecida sob as diretrizes do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Nº 13.022, de 8 de agosto de 2014), tendo um pilar na proteção do patrimônio público e no apoio às necessidades de segurança da população. Com profissionais selecionados através de concurso público, a Guarda Municipal fará rondas preventivas, intervenções em situações de emergência e outros. O concurso está com data a ser definida.


MEDIDAS ADICIONAIS


Além dessas iniciativas, a Prefeitura de Pouso Alegre relaciona uma série de medidas adicionais para fortalecer a segurança. Isso inclui o processo de licitação idealizado desde 2023 para um sistema de monitoramento abrangente, reforço na Superintendência de Defesa Civil e Social e investimentos na iluminação pública.

Em janeiro deste ano foi realizado um processo de licitação para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de locação de sistema integrado de monitoramento, reconhecimento facial, reconhecimento de placas veiculares e diversos outros mecanismos a fim garantir a segurança. O projeto visa cobrir não apenas a zona urbana, mas também áreas rurais e distritos, garantindo uma administração mais eficiente do trânsito e contribuindo para a segurança da população. O sistema está no Centro Integrado de Defesa Social e já conta com mais de 80 câmeras em funcionamento, de um total de 174 equipamentos.

Criada no início de 2024, a Superintendência de Defesa Civil e Social está sendo estruturada para atuar como base de investimentos na área de segurança pública. Além disso, permitirá o monitoramento em tempo real da cidade, tanto do sistema de monitoramento de câmeras, quanto do monitoramento hidráulico e hidrológico em tempo real, bem como as mudanças climáticas garantindo informações para tomadas rápidas de decisões. 

A Prefeitura vem investindo também na melhoria da iluminação em toda a cidade, incluindo áreas rurais, como parte das medidas para aumentar a segurança dos moradores em todo o município.


Fonte:

Deixe seu comentário