Portal da Cidade Pouso Alegre

COMEMORAÇÃO

Devotos celebram Santa Sara Kali, protetora da fertilidade e dos povos ciganos

Pouso Alegre abriga o maior santuário do Brasil, com imagem de 13 metros no alto de colina

Publicado em 24/05/2024 às 10:39
Atualizado em

Santuário de Santa Sara Kali, no bairro dos Ferreiras, em Pouso Alegre (Foto: Portal da Cidade/Ascom CMPA)

Devotos em todo o mundo comemoram nesta data (24 de maio) o Dia de Santa Sara Kali, reverenciada como guia espiritual do povo cigano e protetora da fertilidade. A Santa foi canonizada pela Igreja Católica em 1712.

Em Pouso Alegre, onde se encontra o maior santuário do Brasil dedicado à Santa Sara, as comemorações têm uma programação festiva que se inicia desde às 9h até às 18h, com presença de visitantes que chegam em caravana de vários estados e regiões do país. 

O santuário de Santa Sara Kali foi construído entre as montanhas no bairro dos Ferreiras, a cerca de vinte quilômetros do centro da cidade. A estrada é quase toda asfaltada, restando apenas cerca de 900 metros em terra até chegar à instituição.

Foi construído e é mantido pelo Instituto Colônia Esperança (ICE), anexo ao Templo Espiritual Maria Santíssima, igualmente administrado pela instituição espiritualista. Embora seja considerado o maior santuário dedicado a essa divindade no Brasil, o local ainda é desconhecido por grande parte dos pouso-alegrenses.


O ICE foi fundado em 2010, no bairro rural dos Ferreiras, numa área de terras doada pelo produtor rural Luiz Rezende Costa, segundo consta, sensibilizado com a missão dada por um cigano espiritual, Don Carlos Ramirez. Com a instalação dos primeiros colonos e a construção de uma gruta em homenagem à santa, em 2013, deu-se sequência à edificação do mirante com a estátua de Santa Sara Kali. Fica no ponto mais alto de uma colina, acessado por escadaria com 269 degraus. O local é diariamente visitado por devotos das mais distantes regiões.

A imagem dourada de sete metros de altura sobre a colina, contrastando com o céu numa plataforma de mais de 6 metros, totalizando 13 metros, chama a atenção dos visitantes por suas dimensões. Em seu entorno uma escadaria em formato de cálice para que as pessoas possam se aproximar da santa. O formato faz referência a um símbolo cigano de renascimento e imortalidade. Há também ao pé da plataforma uma pedra grande, de quartzo rosa doada por uma voluntária.

O acesso ao local é feito pela Fernão Dias (Km 865) no sentido São Paulo, cruzando o primeiro viaduto para chegar à Estrada Municipal do Bairro Ferreiras. A vicinal é asfaltada, mas tem um pequeno trecho de cerca de um quilômetro de estrada de terra até chegar.


QUEM É


Consta que ainda criança Sara Kali ouvia de João Batista os ensinamentos de Jesus. Ao lado de Maria de Nazaré teria acompanhado o martírio e crucificação do Filho de Deus. Mais tarde juntou-se aos discípulos para pregar o Evangelho.

Seu grupo foi perseguido e lançado ao mar num barco à deriva, para que todos morressem de fome e sede. Sara orou e todos chegaram sãos e salvos em terra firme, no norte da França. Lá, ela e três outras Marias, implantaram a Igreja de Saint Michel.

A canonização de Santa Sara Kali pela Igreja Católica deu-se em 1712, quando também decidiu-se que seu dia seria celebrado em 24 de maio.

Fonte:

Deixe seu comentário