Portal da Cidade Pouso Alegre

IMUNIZAÇÃO

Pouso Alegre promove Dia D de vacinação contra paralisia infantil neste sábado/8

Secretaria da Saúde pretende imunizar 95% da média de 7.500 crianças do município

Publicado em 05/06/2024 às 17:15

Responsáveis devem levar suas crianças para receber a vacina contra a poliomielite (Foto: Divulgação/PMPA)

Pouso Alegre realiza neste sábado (8) o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esta é uma oportunidade para garantir a proteção das crianças contra a paralisia infantil. Além disso, é a última campanha de pólio com o imunizante em gotinhas, tendo em vista que o Ministério da Saúde informou que as próximas imunizações serão injetáveis. 

Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas, informa a secretária de Saúde Rosaly Esther Mattozo. A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave e altamente contagiosa, que pode causar sequelas permanentes e até mesmo ser fatal. A vacinação é a medida mais eficaz para a prevenção.

“A vacinação é uma responsabilidade coletiva e um ato de amor e cuidado com as crianças e a comunidade. A Prefeitura de Pouso Alegre, através da Secretaria de Saúde, está empenhada em manter a cidade livre da poliomielite e conta com a colaboração de todos para alcançar esse objetivo. A nossa meta é vacinar 95% da média de 7.500 crianças”, afirma a secretária de Saúde.


VINTE POSTOS ABERTOS

Para facilitar o acesso da população, 20 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 16h em diversos pontos da cidade. A Prefeitura reforça a importância de que todos os responsáveis levem suas crianças para receber a vacina e, assim, garantir a imunização contra a pólio.

As unidades são: Centro de Vacinação (Av. Dr. João Beraldo/próximo à rotatória com a Av. Duque de Caxias), UBS Sebastião Reis, Jardim Yara, Colinas de Santa Bárbara, Pão de Açúcar, Faisqueira, Esplanada, Santa Edwiges, Fátima, Unidade Materno Infantil (UMI), São Geraldo, Foch, Jardim Brasil, Jatobá, Cidade Jardim, Belo Horizonte, Algodão, Cruz Alta, Pantano e Central de Vacinas.

É importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança para que a dose seja registrada corretamente. Caso a caderneta esteja extraviada, a vacinação será realizada e orientações sobre a obtenção de uma nova caderneta serão fornecidas.


A DOENÇA

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa, causada pelo poliovírus, que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas. Por isso, a estratégia do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é ampliar a cobertura vacinal entre as crianças não vacinadas, reduzindo, assim, o risco de reintrodução da doença no Brasil.   

O vírus da poliomielite é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio da via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um veículo comum (por exemplo, água ou alimentos contaminados) e multiplica-se no intestino. 

O último caso de poliomielite no Brasil foi em 1989, e o país foi certificado livre do poliovírus selvagem em 1994. No entanto, em 2023, foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus e por isso, a vacinação é necessária.

Fonte:

Deixe seu comentário