Portal da Cidade Pouso Alegre

CASA POPULAR

Bairro São Fernando recebe mais infraestrutura para abrigar casas populares

Conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida será construído no bairro

Publicado em 03/05/2024 às 14:17

Prefeito Coronel Dimas em visita ao local das obras (Foto: Divulgação/PMPA)

O bairro São Fernando, em Pouso Alegre, local escolhido para receber o conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, está recebendo da Prefeitura de Pouso Alegre um conjunto de obras de infraestrutura para acolher a faixa 01 do empreendimento em breve. Ao todo serão construídas 100 unidades.

Conforme a Prefeitura divulgou na manhã desta sexta-feira (3), as obras contemplam drenagem, pavimentação e iluminação, que são fundamentais para garantir a qualidade de vida dos moradores e o desenvolvimento sustentável da região. Além disso, a Copasa está realizando intervenções para melhorar o sistema de tratamento de água e esgoto, garantindo o fornecimento de serviços básicos essenciais.

Localizado próximo às rodovias BR-459 e BR-381, o Jardim São Fernando está passando por uma fase significativa de expansão, com o surgimento de novas residências e estabelecimentos comerciais. Um dos destaques é a construção de unidades habitacionais destinadas aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida. O empreendimento está em fase de contratação da empresa construtora, junto à Caixa Econômica Federal, gestora do programa, para em seguida passar à fase de inscrição para os interessados.


“É com grande satisfação que realizamos os avanços significativos no bairro São Fernando, esquecido por anos. Como parte de nosso compromisso com o desenvolvimento e a qualidade de vida de nossa comunidade, a Prefeitura está realizando obras essenciais de infraestrutura nessa região, em preparação para a chegada do Programa Minha Casa Minha Vida e para melhorar o local para quem já ali reside.”, comentou o prefeito Coronel Dimas Fonseca ao autorizar as obras.


SOBRE O CONJUNTO HABITACIONAL.

O município de Pouso Alegre foi selecionado com aprovação de 100 unidades habitacionais. Importante ressaltar que a primeira seleção do Programa MCMV faixa 1, divulgada pela Portaria 1.482, selecionou 560 municípios no país, dos quais apenas cinco no Sul de Minas (Pouso Alegre, Passos, Varginha, Alfenas e Lavras).

Em Pouso Alegre e nas outras quatro cidades sul mineiras contempladas com o programa, as unidades serão construídas no formato verticalizado (prédios). O terreno a ser destinado é de 17 mil metros quadrados no bairro Jardim São Fernando, vizinho ao bairro Cidade Jardim, uma área de propriedade do município transferida com finalidade específica para as edificações.

A Prefeitura divulgou as especificações sobre quem pode participar do programa. As inscrições ainda não foram abertas e não há previsão. Veja nesta matéria.


CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA:


- Programa Minha Casa Minha Vida – apoio a produção com doação de terreno ao FAR (Fundo de Arrendamento Residencial - Lei Federal n. 10.188, de 12/02/2001)

- Público alvo: faixa 1 – renda familiar bruta de até R$ 2.640,00

- Especificações obrigatórias exigidas no Programa MCMV-FAR faixa 1, de acordo com a Lei 14.620 de 13/07/2023 e especificações da Portaria MCID 725 de 15/06/2023, com no mínimo 41,50 m² de área total útil interna com varanda, descontadas as paredes em cada unidade, composto de sala + 1 dormitório de casal + 1 dormitório para duas pessoas + cozinha + área de serviço + banheiro + varanda, com valor por unidade habitacional não superior ao teto estabelecido pelo MCMV, qual seja R$ 150.000,00 - Tabela 1 da Portaria 725;

- O programa prevê a concessão de financiamento, em 60 meses, sob a forma de parcelamento, sem juros, conforme art. 7º da Portaria 1.248 de 26/09/2023:

 Os beneficiários que recebem o Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) são isentos do pagamento de prestação e recebem o imóvel já quitado, devendo, entretanto, cumprir as obrigações contratuais.

- Nos termos do art. 8º da Lei 14.620 de 13/07/2023, serão priorizadas, para fins de atendimento a provisão subsidiada de unidades habitacionais com o

emprego de dotação orçamentária da União e com recursos do FNHIS, do FAR ou do FDS, as famílias:

I - que tenham a mulher como responsável pela unidade familiar;

II– de que façam parte:

a) pessoas com deficiência

b) pessoas idosas, 

c) crianças ou adolescentes, conforme o disposto na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente);

d) pessoas com câncer ou doença rara crônica e degenerativa;

III - em situação de vulnerabilidade ou risco social, 

IV - que tenham perdido a moradia em razão de desastres naturais em localidade em que tenha sido decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública;

V - em deslocamento involuntário em razão de obras públicas federais;

VI - em situação de rua;

VII - que tenham mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

VIII - residentes em área de risco;

IX - integrantes de povos tradicionais e quilombolas.

O município inscreveu área própria de 17.702 m² no bairro Jardim São Fernando, sob matrícula 77.955, cuja localização atende as exigências urbanísticas do Programa, que é de integração à malha urbana, próximo de equipamentos públicos como escolas, creches, unidades de saúde, comércio e infraestrutura com abastecimento de água, esgotamento sanitário e iluminação. 

A Câmara Municipal aprovou através da Lei Autorizativa nº 6.903 em 14/12/2023, a doação dessa área para o FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), o que permitiu que o programa prosseguisse.

Fonte:

Deixe seu comentário