Portal da Cidade Pouso Alegre

LITERATURA

Professor da rede municipal de Pouso Alegre lança livro com estudos bíblicos

Obra analisa gêneros literários na Sagrada Escritura

Publicado em 17/07/2022 às 12:06
Atualizado em

Lançamento ocorreu em São Sebastião da Bela Vista, cidade natal do autor (Foto: Divulgação)


O professor Leonardo de Souza, da rede municipal de ensino de Pouso Alegre, fez o lançamento do seu livro na área de Literatura e Teologia. O evento de lançamento foi em sua cidade natal, São Sebastião da Bela Vista, onde também reside o autor.

A obra intitulada “LITERATURA e TEOLOGIA: Gêneros Literários na Sagrada Escritura” reúne em três capítulos as considerações do autor sobre o tema. 

No primeiro capítulo aborda a História de Israel no Primeiro Testamento; no segundo, é tratada a importância da tradição oral e as "escolas literárias" que compuseram os primeiros textos bíblicos e, no terceiro capítulo, contempla os diversos gêneros literários, como mito, a saga, a novela, as parábolas etc. que se encontram presentes no Primeiro e no Novo Testamento.

O livro foi publicado no final de 2021 pela Editora Viseu, edição financiada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Sebastião da Bela Vista, onde o professor reside, com apoio da Lei Emergencial Aldir Blanc. Devido a pandemia e restrições de aglomeração não houve o lançamento oficial da obra, ocorrendo somente agora (dia 14) na sede na Secretaria Municipal de Cultura, em São Sebastião da Bela Vista.

O professor Leonardo é graduado em Letras pela UNIVÁS, especialista no Ensino de Português, Literatura e Redação; Ensino de Inglês e Literatura Inglesa e Norte-americana também pelo Centro Claretiano de Batatais. Cursou especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação pelo Grupo Educacional Exatto, de Taubaté. Graduado também em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, cursou Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Pouso Alegre. É mestre em Letras pela Universidade Federal de Lavras, onde realizou pesquisa na relação entre Literatura e Teologia no romance Manual da Paixão Solitária, do escritor judeu e gaúcho Moacyr Scliar.

Atualmente o professor Leonardo é professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal Antonio Mariosa e Língua Portuguesa e Inglesa na Escola Municipal Josefa Torres, ambas em Pouso Alegre.

Quem desejar adquirir o livro pode solicitar no site da editora Viseu no link https://www.editoraviseu.com.br/autores/leonardo-de-souza-cat.html

Fonte:

Deixe seu comentário