CULTURA AFRO
Projeto de difusão da cultura afro oferece aulas gratuitas de atabaque e dança em PA
A atividade é patrocinada pela Prefeitura através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Publicado em 16/10/2026 às 11:07
Pessoas interessadas em cultura afro e outros, residentes em Pouso Alegre, vão ter oportunidade de conhecer e aprender sobre o atabaque, instrumento musical de percussão africano usado em rituais religiosos afro-brasileiros.
A Master Class “O Atabaque como instrumento de memória, comunicação e identidade” será oferecida em Pouso Alegre, pela percussionista e pesquisadora Débora Fonseca. A atividade faz parte do projeto “Muntu Ngoma: Núcleo de Vivências Afrocentradas do Coração da Mata” e vai ser realizada em dois bairros e duas datas diferentes, neste mês de outubro.
SIGA TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:
No dia 20, a Master Class será realizada na Casa Bem Viver, no bairro Cidade Vergani, às 19h. No dia 29, também às 19h, o evento será na sede da Associação Semeando Capoeira, Cultura e Arte (Ascca), no bairro São Geraldo. As atividades são abertas ao público, mas com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo formulário no link do perfil do Instagram @deborafonsecatambores .
A Master Class é ação de contrapartida do projeto “Muntu Ngoma: Núcleo de Vivências Afrocentradas da Coração da Mata”. O projeto oferece oficinas de atabaque e de dança afro, de forma gratuita, no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes (antigo Fórum), no centro de Pouso Alegre. Ele é patrocinado pela Prefeitura Municipal, por meio do edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura.
As oficinas de dança são realizadas um sábado por mês, no período da tarde, das 15h às 18h. As de atabaque são semanalmente, às quintas-feiras, com duas turmas, das 18h às 19h e das 19h30 às 20h30, com atividade de psicomotricidade, coordenadas pela psicopedagoga Sônia Bellardi, das 19h às 19h30, para ambas as turmas. As oficinas tiveram início em março e serão realizadas até novembro de 2026.
A idealizadora do projeto e uma das oficineiras, é a percussionista e pesquisadora de cultura afro-brasileira, Débora Fonseca. A oficina de percussão ainda conta com a percussionista Juliane Prado. As de dança têm à frente a mestra de cultura popular Lúcia Vera, da cidade de Poços de Caldas.
O Muntu Ngoma é voltado à comunidade de Pouso Alegre. Idealizado por Débora Fonseca, fundadora da Escola de Tambores Coração da Mata, o projeto propõe uma vivência integrada entre corpo e tambor como caminhos de valorização da ancestralidade negra, educação antirracista e fortalecimento cultural. “Muntu”, na filosofia Banto, representa a pessoa em sua totalidade — corpo, mente, cultura e palavra. “Ngoma”, palavra da língua Kimbundu, significa tambor.
Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações de assessoria
Notícias relacionadas
Etapa regional da 9ª Mostra Sesc de Cinema chega a Pouso Alegre. Exibições gratuitas
14/10/2026 às 17:27
PA tem dança, literatura, humor, atrações infantis e eventos na Via Faisqueira
07/10/2026 às 17:43
Fim de semana reúne teatro, música, dança e concurso de mulatas em Pouso Alegre
01/10/2026 às 16:18
Fim de semana em Pouso Alegre tem cinema, exposição, música e espetáculo acrobático
24/09/2026 às 17:12
Eventos gratuitos reúnem artes visuais, performance, teatro, dança e graffiti em PA
09/09/2026 às 19:21
Sesc inicia por PA circulação das obras e autores vencedores de prêmio literário
08/09/2026 às 17:47