LITERATURA
Sesc inicia por PA circulação das obras e autores vencedores de prêmio literário
Os escritores e seus trabalhos premiados estarão em Pouso Alegre no dia 10 de setembro (Foto: Alexandre Brum/ Divulgação)
Publicado em 08/09/2026 às 17:47
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, inicia nesta quinta-feira (10) em Pouso Alegre, a circulação das obras e dos autores vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2025 por Minas Gerais. A iniciativa levará os escritores com seus trabalhos premiados a três cidades do estado para encontros com o público em uma programação que inclui bate-papos sobre as obras, o processo de criação literária e suas trajetórias na literatura. Depois de Pouso Alegre, o circuito seguirá para Belo Horizonte e Contagem, em novembro.
Com entrada gratuita, o evento terá a participação de Leonardo Piana, vencedor do prêmio na categoria “Poesia”, com “Escalar Cansa”. A atividade será às 19h, na Praça João Pinheiro, dentro da programação da Flipouso. A circulação de autores e autoras traz reflexões sobre a produção literária contemporânea, amplia o contato do público com novos nomes da literatura e reforça o papel do prêmio na inserção de estreantes no mercado editorial brasileiro.
Natural de Andradas, no Sul de Minas, Piana é escritor e servidor público formado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Antes de se dedicar à poesia, escreveu dois romances. Um deles, “Sismógrafo”, venceu o Prêmio Cidade de Belo Horizonte e foi finalista do Prêmio Jabuti; em “Escalar Cansa”, o escritor reúne poemas que entrelaçam referências da mitologia grega a experiências contemporâneas de afeto, dor, resistência, identidade e memória familiar.
Em novembro, a circulação reunirá os vencedores da edição 2025. Além de Leonardo Piana, participarão Marcus Groza, vencedor na categoria “Romance” com “Goiás”, e Abáz, premiado na categoria “Conto” com “Massaranduba”. O primeiro encontro será em Belo Horizonte, no dia 12 de novembro, e em seguida no Sesc Conecta Contagem, no dia 14 de novembro.
SOBRE O PRÊMIO SESC DE LITERATURA
Criado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura é um concurso nacional destinado a autores e autoras estreantes, realizado nas categorias Conto, Romance e Poesia. Os vencedores e as vencedoras têm suas obras publicadas e distribuídas pela Editora Senac e participam de atividades culturais promovidas pelo Sesc em diferentes regiões do país.
Em Minas Gerais, o Sesc recebe desde 2018 autores e autoras que vencem a premiação. Os encontros aproximam o público leitor de quem escreve e apresentam obras e nomes que chegam ao mercado editorial por meio do concurso.
Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações da Fecomércio/Sesc
Notícias relacionadas
Música, teatro e artes gráficas são destaque na agenda cultural de Pouso Alegre
02/09/2026 às 11:12
Durante três dias de festival Heliodora celebra tradições com música e sabores
26/08/2026 às 16:05
Voz e piano: Wolf Borges e Jucilene Buosi apresentam novo álbum em Pouso Alegre
26/08/2026 às 10:57
Clube Literário tem noite especial inspirada na tradição dos salões de gafieira
20/08/2026 às 17:57
Programação em PA reúne poesia, teatro, cozinha criativa, artes gráficas e ballet
19/08/2026 às 15:31
Heliodora resgata memórias em festival de gastronomia, música e cultura popular
18/08/2026 às 17:52