Portal da Cidade Pouso Alegre

ABERTO NO FERIADO

Comércio está autorizado a funcionar durante o feriado de 1º de maio

Sindicatos de classe fizeram revisão na convenção coletiva e abertura é opcional

Publicado em 30/04/2021 às 03:16
Atualizado em

Empresas se empenham para recuperar prejuízos dos dias fechados (Foto: Portal da Cidade)

As empresas comerciais em Pouso Alegre estão autorizadas a abrir suas portas durante o feriado de 1º de maio – Dia do Trabalho - que cai neste sábado. A decisão foi tomada na quarta-feira (28), quando o SINECOMÉRCIO e o SINECOM atenderam à solicitação da Associação do Comércio e Indústria (ACIPA). A abertura não é obrigatória, fica a critério de cada empresa.

Em nota divulgada em seu site, a ACIPA informa as cláusulas do acordo firmado com os sindicatos, propondo revisão da Convenção da Coletiva de Trabalho dos Empregados do Comércio e que regula a abertura de empresas durante o feriado. Em Pouso Alegre o comércio permaneceu fechado por 30 dias e as empresas se empenham para recuperar os prejuízos.

Veja a nota divulgada pela ACIPA:

“Conforme informado anteriormente, atendendo à solicitação de empresários, a Acipa protocolou ofícios no SINDCOMÉRCIO e SINECOM, onde solicitou revisão de cláusula 30ª da Convenção Coletiva de Trabalho dos Empregados no Comércio de Pouso Alegre e Região 2021 assinada em 21/01/2021, que regulamenta a abertura do comércio no feriado em 1º de maio de 2021.

Sendo assim, informamos que será permitida a abertura das empresas no sábado, 1º de maio de 2021, conforme 2º Termo Aditivo à Convenção, seguindo as cláusulas:


• Cláusula Primeira: do Critério para abertura: as micro e pequenas poderão abrir, e pagarão uma bonificação de R$40,00 (quarenta reais) aos funcionários no final do dia de trabalho

    

• Cláusula Segunda: as empresas que não se enquadram como MEI ou ME, poderão abrir e pagarão R$135,00 (cento e trinta e cinco) reais no final do dia de trabalho.     


• Cláusula Terceira: Continuam em vigor as cláusulas da CCT que não contrariem o presente acordo.

 A ACIPA lembra que a abertura não é obrigatória, sendo assim, fica a critério de cada empresa abrir ou não no feriado do Dia do Trabalho, e ressalta sempre a importância de seguir todos os protocolos de biossegurança: disponibilização de álcool em gel, evitar aglomerações, distanciamento, uso obrigatórios de máscaras e outros. Comércio aberto, comércio seguro”.

Fonte:

Deixe seu comentário