NOVO INVESTIMENTO
Grupo Irani planeja instalar fábrica no Sul de Minas e Pouso Alegre é forte opção
Indústria de papel ondulado terá capacidade para produzir 120 mil toneladas por ano
Publicado em 02/06/2026 às 11:09
O Sul de Minas Gerais pode receber uma fábrica de embalagens sustentáveis (papelão ondulado) do grupo empresarial Irani Papel e Embalagem, com capacidade de conversão de 120 mil toneladas (t) por ano. A região mineira é uma das duas opções que a companhia avalia para erguer a unidade. O sudeste de São Paulo surge como a outra alternativa em análise.
O Grupo Irani está entre as principais indústrias nacionais de papel paa embalagens e embalagens de papel ondulado.
Não é de estranhar que Pouso Alegre esteja nos planos desse novo investimento. O município tem vocação empresarial e é candidato natural a empreendimentos gigantescos. Dados e indicadores econômicos de Pouso Alegre, em diversos ranking’s como IBGE, Revista Exame, FIRJAN, SEBRAE e CAGED confirmam o seu potencial econômico.
SIGA TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Atualmente Pouso Alegre é sede de grandes investimentos, está sempre aberta a novas estruturas industriais e vê consolidados empreendimentos iniciados nos últimos anos e que já estão impactando o crescimento e desenvolvimento do município.
A cidade está preparada para receber novos e grandes investimentos, com a sua condição de cidade polo em uma região altamente competitiva, e por possuir mão de obra qualificada disponível, posição geográfica privilegiada, acesso à energia, estrutura logística, educação e saúde de excelência, disponibilidade de área para implantação, competitividade tributária e uma política de desenvolvimento e incentivos.
A intenção do projeto foi anunciada em fato relevante na quarta-feira (27/5) e aprofundada durante o Irani Day 2026, realizado no dia seguinte (28), revelou a publicação especializada Diário do Comércio.
Atualmente, a empresa possui duas plantas focadas em embalagens. As operações ficam em Vargem Bonita, no interior de Santa Catarina, e em Indaiatuba, no interior paulista.
A construção da terceira fábrica é analisada no âmbito da Plataforma Neos, novo ciclo de investimentos da Irani, que tem como objetivo dobrar a participação da companhia no mercado nacional de papelão ondulado até 2034, saltando de cerca de 4% para 8%. Neste mesmo plano de expansão, outros dois projetos estão em avaliação.
O primeiro trata da implantação de uma quarta unidade de embalagens sustentáveis, com capacidade de conversão de 120 mil t anuais, em localidade ainda a ser definida.
O segundo diz respeito à instalação de uma máquina de papel reciclado, voltada à produção de papéis rígidos para conversão em papelão ondulado, com capacidade de 132 mil t/ano. A estrutura deve ser instalada no mesmo local da futura fábrica de embalagens a ser construída no Sul de Minas ou no sudeste de São Paulo, formando uma operação integrada.
As iniciativas associadas à Plataforma Neos se encontram em fase de estudos e estruturação, sem deliberações, até o momento, sobre implantação, montante de investimento e cronograma de obras. Até o fim de 2026, a diretoria da Irani pretende submeter ao Conselho de Administração proposta relacionada à implantação de uma das novas fábricas de papelão ondulado, para apreciação e aprovação.
Embora o projeto ainda esteja em processo de definição, estima-se que a planta de embalagens sustentáveis no Sul de Minas ou no sudeste paulista entre em funcionamento no quarto trimestre de 2029. Já a máquina de papel reciclado está prevista para ser instalada apenas após a construção das duas fábricas de papelão ondulado, para que a companhia avance de forma consistente na expansão de mercado, com ganho de participação orgânica que sustentará, na etapa seguinte, o novo maquinário para produção de papéis rígidos.
No evento com investidores, o diretor-presidente da Irani, Odivan Cargnin, afirmou que os estudos da empresa apontam que a região mineira e a de São Paulo oferecem as condições ideais para a próxima unidade de papel ondulado da companhia. “Tem proximidade com mercado consumidor e com fornecedores e tem força de trabalho para colocarmos a fábrica”, sublinhou. “Estamos prevendo a possibilidade de instalar a máquina de papel no mesmo site para que, ao final do ciclo, a operação fique integrada”, pontuou.
Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações de Diário do Comércio
Notícias relacionadas
Sine de Pouso Alegre está com 16 vagas de emprego para contratação imediata
17/07/2026 às 16:23
Empresas de Pouso Alegre abrem 1.097 vagas de emprego para contratar até 24 de julho
17/07/2026 às 16:00
Sete empresas ofertam 192 vagas através de processos seletivos pelo CAC em PA
16/07/2026 às 17:43
Feconsulminas em Pouso Alegre reafirma liderança econômica do município na região
12/07/2026 às 12:59
Empresas de Pouso Alegre abrem 904 vagas de emprego para contratar até 16 de julho
10/07/2026 às 16:19
Cinco empresas ofertam 49 vagas através de processos seletivos pelo CAC em PA
09/07/2026 às 18:27