Portal da Cidade Pouso Alegre

CURSO GRATUITO

Estudantes da rede estadual recebem aulas gratuitas para enfrentar provas do Enem

Parceria entre SEE/MG e Rede Minas oferece programação diária voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio

Publicado em 01/06/2026 às 17:27

Aulas preparatórias são gratuitas e ao vivo para os estudantes que vão enfrentar o Enem em novembro (Foto: Divulgação AG/MG)

Estudantes da rede pública estadual em todos os municípios mineiros, têm a partir desta segunda-feira (1º) aulas preparatórias gratuitas e ao vivo para aqueles que em novembro vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Maratona Enem é iniciativa do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação.


SIGA TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:

➡️ Grupo de WhatsApp  

➡️ Instagram 

➡️ Facebook 


As teleaulas serão exibidas de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, pela Rede Minas 3 e também pelo canal Estúdio Educação MG no YouTube. Após a transmissão, os conteúdos permanecerão disponíveis na plataforma de streaming Minasplay, permitindo que os estudantes revisem as aulas quando e onde quiserem.


ESTUDOS

Com foco nas principais áreas cobradas no exame, a Maratona Enem oferece aulas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e redação. A proposta é intensificar a preparação dos estudantes mineiros, oferecendo revisão direcionada e apoio gratuito para quem busca melhor desempenho nas provas.

A organização das aulas segue um cronograma semanal dividido por áreas do conhecimento:

• Segunda-feira: Redação;

• Terça-feira: Linguagens;

• Quarta e quinta-feira: Matemática e Ciências da Natureza;

• Sexta-feira: Ciências Humanas.

ENEM MG

Além das teleaulas da Maratona Enem, os estudantes da rede estadual também contam com a plataforma Enem MG, que reúne versões digitais da coleção de estudos e diversas ferramentas de apoio à preparação para o exame. Entre os recursos disponíveis está a funcionalidade de correção de redações por inteligência artificial, que auxilia os alunos no aprimoramento da escrita e no desenvolvimento das competências exigidas no Enem.

Em 2026, os estudantes da rede estadual alcançaram reconhecimento internacional com a certificação do Guinness World Records pelo maior concurso de redações manuscritas do mundo avaliadas por inteligência artificial, por meio da plataforma Enem MG. No período considerado, foram avaliadas 528.435 redações, sendo 194.725 produzidas por estudantes do 1º ano e 333.710 por alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, resultado que demonstra a efetividade da iniciativa e o engajamento dos estudantes mineiros.


MULTIPROGRAMAÇÃO

O Maratona Enem vai ao ar na Rede Minas 3. O canal pertence à multiprogramação da emissora pública mineira. Essa tecnologia permite a divisão de um canal de alta definição em até quatro subcanais. Assim, o telespectador continua acompanhando a programação da Rede Minas e tem acesso, também, aos canais Rede Minas 2, Rede Minas 3 e Canal Minasplay. 

Para saber como sintonizar, basta acessar o site da emissora.

Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações da Ag/MG

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp