Portal da Cidade Pouso Alegre

BRINCANDO NA PRAÇA

Evento infantil pretende reunir milhares de crianças na Praça Senador no sábado

XII edição do projeto “Brincando na Praça” será realizada pela Prefeitura durante toda a manhã

Publicado em 26/05/2026 às 11:44

Evento terá o tema “Brincando com Cores e Formas” (Foto: Ilustração/PMPA)

O projeto “Brincando na Praça” retorna neste sábado (30) à área central de Pouso Alegre, onde pretende reunir milhares de crianças para uma divertida e prazerosa manhã de lazer e muita diversão. Já em sua décima-segunda edição, a iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, , promove uma grande celebração da infância, das aprendizagens e do brincar.

Neste ano, o evento voltado à Educação Infantil traz como tema “Brincando com Cores e Formas”, convidando as crianças a explorarem o universo das cores, das formas, das sensações e das descobertas presentes no cotidiano, por meio de experiências lúdicas, criativas e significativas.

Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 34 instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos. A proposta do projeto valoriza as interações e as brincadeiras como eixos fundamentais da Educação Infantil, promovendo vivências que estimulam a curiosidade, a percepção visual, a imaginação, a expressão e o desenvolvimento integral das crianças.


SIGA TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:

➡️ Grupo de WhatsApp  

➡️ Instagram 

➡️ Facebook 


Consolidado como um dos eventos mais importantes da Educação Infantil no município, o “Brincando na Praça” já contou, ao longo de sua trajetória, com a participação de importantes nomes ligados à literatura e à educação. Desde 2025, o projeto integra oficialmente as ações da Semana Municipal do Brincar, fortalecendo o direito da criança ao brincar e destacando a importância dessa prática para o desenvolvimento saudável na infância.


Como parte das atividades preparatórias para esta edição, as crianças da rede municipal participaram, nos meses de abril e maio, do 5º Concurso de Desenho do projeto “Brincando na Praça”, com o tema “Formas ao nosso redor”. A iniciativa incentivou os pequenos artistas a transformarem suas descobertas e percepções em desenhos repletos de criatividade, cor e significado. As produções selecionadas pelas escolas deram vida à identidade visual oficial do evento, estampando camisetas, banners e convites.

O desenho vencedor foi escolhido por meio de votação realizada entre os colaboradores da Secretaria Municipal de Educação, valorizando o protagonismo infantil e a expressão criativa das crianças. Nesta edição, serão premiados os três primeiros colocados:

* 1º lugar: Ísis Ferreira Marques Camargo Mariosa, do Pré II, do PEM Monsenhor Mendonça;

* 2º lugar: Arthur Schefer Gomes, do Pré II, do PEM Comunidade Alegrinho;

* 3º lugar: Anna Laura Pereira de Souza, do Pré I, do CEIM Professora Maria Conceição de Castro Monteiro.

O XII Brincando na Praça acontecerá na Praça Senador José Bento, no sábado (30), das 8h às 12h, e será aberto a toda a comunidade escolar e aos cidadãos pouso-alegrenses.

Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações da PMPA

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp