Portal da Cidade Pouso Alegre

EDUCAÇÃO SUPERIOR

A Jornada do Herói (Aluno) no contexto de pandemia

A ausência de desafios, degrada o maior dos melhores

Publicado em 13/07/2021 às 22:59
Atualizado em

Professor Doutor Vinícius Vieira Costa, Diretor da UNA Pouso Alegre (Foto: Assessoria)

Na educação superior, o ciclo da jornada do aluno dura, a depender do curso, 2, 4 ou 5 anos, não considerando os percalços que podem acontecer durante esse caminho. Em meados de março de 2020 esse discente se viu forçado à travessia para o limiar do desconhecido. Aulas presenciais passaram para o formato digital. E nesse contexto, a pergunta que se faz é se vale a pena iniciar os estudos em uma Faculdade. Espero aqui convencê-lo a aceitar a entrar ou, para aquele que já está estudando, a permanecer nessa aventura.

Como na renda fixa ou variável, sempre sentimos aquele frio na barriga se esse é o melhor momento para realizarmos um investimento, qualquer risco que ele tenha. Nesse contexto, basicamente são duas opções que o ingressante ao ensino superior tem: iniciar seus estudos agora ou deixar para o pós-pandemia. Para os alunos que já estão nessa caminhada as opções são manter firme no seu propósito ou abandonar esperando o momento em que “a situação se normalizar”. 

Voltando um pouco no tempo, as escolas, na tentativa de minimizar o impacto desse isolamento e fazer com que os alunos alcançassem o sonho de se formarem, migraram para o ensino remoto com o uso de suas tecnologias, emprestaram equipamentos para as aulas fomentando a inclusão, apoiaram financeiramente aqueles que tiveram perdas financeiras e, como a ação que julgo mais importante, deram apoio psicopedagógico aos educandos via profissionais da área. Claro que o timing para cada Instituição de Ensino foi diferente, saindo na frente aquelas que já investiam em tecnologia e possuíam uma metodologia de ensino e aprendizagem moderna. 

Para além dos recursos técnicos e das metodologias, o papel de diretores, coordenadores e professores, esses que foram verdadeiros mentores, foi fundamental para manter o engajamento e motivação dos alunos mesmo com o distanciamento social. A palavra relacionamento com o aluno ganhou força. 

Ninguém sabia quando a situação no mundo iria voltar ao normal, ou “novo normal” como muitos dizem. Já estamos iniciando o quarto semestre nesse cenário e já colhendo frutos do aprendizado que toda crise nos traz. Já observamos empresas adotando o home office uma vez que esse modelo se mostrou mais eficiente para o profissional, esse que não tem mais que perder tempo se deslocando para o ambiente de trabalho, e para as empresas, uma vez que essa pode abrir mão de espaços reduzindo custos operacionais. Agora a educação se faz híbrida, uma parte sendo desenvolvida na própria IES e a outra em qualquer outro ambiente, uma vez que algumas atividades acadêmicas exigem a presencialidade e outras não.

Verdades secretas que estão sendo reveladas pelo Covid-19. Por muito tempo ensinamos aos nossos alunos a importância da sua autonomia, protagonismo, proatividade, disciplina, gestão do tempo, uso de tecnologia e interconectividade. O time ficou mais acelerado com essa pandemia; durante muito tempo falamos de se preparar para o futuro, como desenvolver a nossa inteligência emocional. E o que está em nossa frente é que o futuro é hoje! 

Professor Doutor Vinícius Vieira Costa, Diretor da UNA

Sugestão

Aos que estão com dúvida se iniciam um curso superior ou não, recomendo que o faça, pois, a educação não pode parar. Precisamos passar por isso. A ausência de desafios, degrada o maior dos melhores.

Professor Doutor Vinícius Vieira Costa, Diretor da UNA

Para aqueles que escolheram enfrentar essa jornada, certamente estão mais fortes e devidamente preparados para vencer os desafios que ainda virão de forma criativa e competente. Aos que estão com dúvida se iniciam um curso superior ou não, recomendo que o faça, pois, a educação não pode parar. Precisamos passar por isso. A ausência de desafios, degrada o maior dos melhores. No poema de Baudelaire, "as asas gigantes do albatroz o impedem de andar".

Nesse texto foi feito um paralelo da Jornada do Herói (Herói de Mil Faces, Joseph Campbell – 1989)


Serviço

Professor Doutor Vinícius Vieira Costa, Diretor da UNA Pouso Alegre. Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais e University of Liverpool (UK). Atua como professor e gestor de instituição privada do Estado de Minas Gerais. Atualmente Diretor Regional de Campus do Centro Universitário Una (Ensino Superior). Responsável pelo P&L, budgeting, forecasting, captação, retenção, relacionamento com aluno e indicadores de qualidade, tais como CPC/CC, IGC e ENADE.  

https://www.linkedin.com/in/viniciusvieiracosta/vinicius.costa@una.br 

Rua João Basílio, 420 – Centro – Pouso Alegre (MG).

Tels: (35) 3112-1060


QUAL SUA ESPECIALIDADE?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade/Pouso Alegre, ou fale conosco pelo WhatsApp (35) 99862-4590

Fonte:

Deixe seu comentário