Portal da Cidade Pouso Alegre

APOIO AO CIDADÃO

O atendimento do CAC em Pouso Alegre e sua relevância social

Coordenadora aborda sobre serviços e dá dicas para candidatos a emprego

Publicado em 07/04/2022 às 14:31
Atualizado em

Eliane Cristina Ramos Gonçalves, coordenadora local do CAC (Foto: Portal da Cidade)

No mês de dezembro de 2017, a Câmara Municipal de Pouso Alegre regulamentou o funcionamento do Centro de Apoio ao Cidadão - CAC, por meio da Resolução nº 1.260. Desde então o município passou a contar com o órgão, com a disponibilização de serviços elencados a esta norma, dentre eles o Balcão de Empregos.

 Atualmente, o CAC conta com oito funcionários e uma infraestrutura satisfatória, que permite atender todos os serviços para o qual foi criado, com o propósito de ser uma ferramenta de apoio ao cidadão, empresas, a órgãos da esfera municipal, estadual e federal.  

 Buscando estreitar as relações com as empresas locais, o Centro de Apoio ao Cidadão - CAC em parceria com a ACIPA – Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, disponibiliza um atendimento humanizado aos cidadãos locais e aquele cidadão que está migrando para nosso município em busca de novas oportunidades de emprego.

Para o cidadão que não possui o currículo, basta comparecer ao balcão do CAC, localizado na Câmara Municipal, na Avenida São Francisco nº 320, bairro Primavera, para elaboração. Em seguida este currículo é adicionado ao banco de dados e disponibilizado para as empresas locais e aquelas que estão em fase de expansão ou instalação no município, com intuito de fazer a aproximação entre o cidadão e a empresa. 

Um curriculum bem elaborado deve constar nome, localidade onde reside, ao menos dois telefones de contato, formação escolar, experiências profissionais com datas de admissão e demissão, uma descrição sucinta das funções desempenhadas e o objetivo de contratação (áreas que deseja atuar na empresa).

Segundo estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, Pouso Alegre é líder de empregos no acumulado do ano no Sul de Minas. No mês de março o saldo positivo de empregos foi de 441 contratações formais. Nesse sentido, o CAC tem forte influência nesses dados. Isso porque o total de currículos cadastrados no primeiro trimestre de 2022, foi de aproximadamente 1.900 currículos. Sendo encaminhados aproximadamente 4.000 currículos para as empresas com vagas em aberto em diversas áreas solicitadas, confirmando o processo de mediação do CAC na geração de empregos. Além disso, no que tange aos PCDs, foram cadastrados aproximadamente 24 currículos, firmando inclusive uma parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMDPD/PA, com objetivo de inserir as pessoas com deficiência no mercado e trabalho, facilitando a intermediação.

A empresa que desejar utilizar do banco de dados do CAC e obter uma contratação assertiva, poderá fazer a solicitação via e-mail, informando os dados da empresa e descrição do perfil da vaga. Além de envio dos currículos, o CAC disponibiliza sem custos o espaço para realizar o processo seletivo. Esta ação tem a finalidade de incentivar as empresas que estão se instalando no município e ainda não possuem sede própria ou seu RH aqui. No último trimestre o CAC ofertou processo seletivo para aproximadamente 25 empresas com vagas em aberto em diversos ramos, desde a área comercial a industrial. 

De janeiro a março do corrente ano o CAC auxiliou 2.540 pessoas na intermediação na geração de empregos para cidadãos de Pouso Alegre e região, entre outros, os seguintes serviços: 

• Serviços do IPREM;

• Serviços do INSS;

• Elaboração e banco de dados de currículos; 

• Cartão do produtor rural; 

• Nota fiscal eletrônica para produtor rural;

• Elaboração de boletim de ocorrência; 

• Impressão de documentos;

• Emissão de carteira de identidade; 

• Cartão do SUS;

• Emissão e regularização do CPF.

 Logo, o cidadão ou as empresas que queiram utilizar dos serviços do CAC - Centro de Apoio ao Cidadão, poderão comparecer até sua sede que funciona dentro da Câmara Municipal de Pouso Alegre, na Avenida São Francisco número 320, Bairro Primavera. Tendo como meio de comunicação também, o telefone 35 3429-6512, WhatsApp do CAC 35 9 9734-2930, site www.cmpa.mg.gov.br, INSTAGRAM @cacpousoalegre, meios em que as notícias e vagas são divulgadas.

Eliane Cristina Ramos Gonçalves - Coordenadora do CAC - Centro de Apoio ao Cidadão

Atendimento

Buscando estreitar as relações com as empresas locais, o Centro de Apoio ao Cidadão - CAC em parceria com a ACIPA – Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, disponibiliza um atendimento humanizado aos cidadãos locais e aquele cidadão que está migrando para nosso município em busca de novas oportunidades de emprego

Eliane Cristina Ramos Gonçalves - Coordenadora do CAC - Centro de Apoio ao Cidadão

 



Serviço

Eliane Cristina Ramos Gonçalves é graduada em Administração Pública, funcionária municipal há 26 anos, atuou na Secretaria de Finanças, Central de Processamento Dados, ISSQN, Gabinete do Prefeito, membro da Comissão Permanente de Licitação do Legislativo por 10 anos e atualmente está na coordenação do CAC - Centro de Apoio ao Cidadão da Câmara Municipal de Pouso Alegre.

elianeramos.cac@gmail.com

Av São Francisco, 320 – Primavera – Pouso Alegre/MG

Tel: (35) 3429-6512 – 35 9-9966-3323


NOTA: O Portal da Cidade possui Grupo de WhatsApp onde você fica atualizado com as mais recentes vagas de emprego em Pouso Alegre e Região. Para fazer parte clique aqui.


QUAL SUA ESPECIALIDADE?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade/Pouso Alegre, ou fale conosco pelo

WhatsApp (35) 99193-4082

Fonte:

Deixe seu comentário