Portal da Cidade Pouso Alegre

OUTUBRO ROSA

Vamos falar sobre o câncer de mama?

Escritora de Pouso Alegre relata sua história para ajudar mulheres vítimas de câncer

Publicado em 02/10/2021 às 12:36
Atualizado em

Escritora Ana Claudia Megale Batista (Foto: Portal da Cidade)

Há seis anos eu fui diagnosticada com câncer de mama. Fiz uma mamografia de rotina, e lá veio o resultado: câncer de mama estágio 3. Isso significa que se eu demorasse um pouquinho mais para fazer o exame, talvez não estaria viva hoje.

Quando essa doença é descoberta no início, há muito mais chance de cura. Mas, nem por isso não deixa de ser um “soco no estômago”! No início não existem sintomas, nos sentimos saudáveis, não existe dor, e raramente o nódulo é perceptível. Então, quando descobrimos que estamos com câncer é, no mínimo, estranho, pois estamos nos sentindo bem e é uma surpresa muito grande. Além disso, quando damos início ao tratamento, que geralmente é bem agressivo ao nosso organismo, de uma hora para outra nos sentimos frágeis e inseguros.

Entretanto, o diagnóstico precoce literalmente salva a nossa vida! Inclusive, sociedades médicas do Brasil e do mundo recomendam a realização da mamografia a partir dos 40 (quarenta) anos como o caminho mais eficiente para a detecção do câncer de mama. Esta é a única forma de ter maior chance de acesso à cura.

Na época do meu diagnóstico, eu enxergava o câncer ainda como um tema tabu. Eu era aquele tipo que não sabia lidar com as pessoas que tinham câncer. Emocionava-me muito, não sabia o que dizer para a pessoa. Tinha aquele pensamento de que “quem tem câncer morre com câncer.” 

Porém, quando estamos da linha de frente desta luta contra a doença, temos duas opções, lutar ou se entregar. E é da natureza humana a luta pela sobrevivência. 

Eu trilhei e continuo trilhando este caminho com muita convicção de que vou vencer. Como faço isso? Vivendo plenamente a minha vida, como se eu não estivesse doente. Eu relato essa longa trajetória no livro “O câncer me curou”, lançado agora em outubro. O livro traz várias dicas para passar pelo tratamento de uma forma leve e otimista, e quero compartilhar algumas delas aqui, as quais foram essenciais para o sucesso do meu processo de cura.

Tenha profundo amor por você! - Cultivar esse sentimento será o grande pilar para manter-se otimista durante seu tratamento. 

Continue com a sua rotina! - Devemos procurar manter a mesma rotina que tínhamos antes de ficar doente, pois retira o foco da doença e do tratamento fazendo com que tudo passe mais rápido e de uma forma mais leve. 

Seja otimista! - Quando somos positivos minimizamos nossos problemas, não paralisamos diante dos obstáculos e nunca deixamos de procurar uma saída para as dificuldades. 

Rodeie-se de pessoas queridas! - Passar tempo com a família e os amigos verdadeiros nos distrairá do tratamento, além de vivenciarmos experiências diferentes, alegres e saudáveis, contribuindo para uma melhor qualidade de vida durante o tratamento. 

Envolva-se com grupos de pessoas que estão passando pelo mesmo tratamento que você! - Ter contato com pessoas que passam pelo mesmo tipo de tratamento que estamos passando, fará com que nos sintamos acolhidos em um grupo, além disso, é reconfortante saber que não somos os únicos a passar por tratamento tão devastador. 

Desfrute de cada momento em sua essência - Viver todo o processo do tratamento e retirar dele todo o aprendizado que puder. Para isso, basta mantermos a nossa atenção no presente, em tudo que estamos vivendo. Aproveitarmos cada momento. Viver onde a vida está acontecendo! As lições que aprenderemos nos edificará como seres humanos.

Outras dicas valiosas, bem como a história de todo o meu tratamento encontra-se no livro “O câncer me curou”, que, formatado como um romance, de forma divertida e emocionante ensina que podemos ter uma vida plena, feliz e principalmente, recheada de lições, mesmo passando por um momento tão difícil como o tratamento de um câncer.

.

Escritora Ana Claudia Megale Batista

Tabu

Na época do meu diagnóstico, eu enxergava o câncer ainda como um tema tabu. Eu era aquele tipo que não sabia lidar com as pessoas que tinham câncer. Emocionava-me muito, não sabia o que dizer para a pessoa. Tinha aquele pensamento de que “quem tem câncer morre com câncer.

Escritora Ana Claudia Megale Batista




Serviço

ANA CLÁUDIA MEGALE BATISTA é esposa, mãe e empreendedora. Pós graduada em Direito Processual Civil e em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, e Especialista em Licitações, atuou na Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, na área de Licitações por quinze anos, bem como na Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, nesta mesma área, por aproximadamente dez anos, além de prestar consultorias a órgãos públicos e empresas da região. 

Lutou contra um câncer de mama muito agressivo, com leveza e otimismo conseguindo viver uma vida tranquila e feliz durante seu tratamento. Autora do livro “O câncer me curou”, espera auxiliar outras pessoas que trilham o mesmo caminho já percorrido por ela.

É criadora do perfil do Instagram @anadoceu.autora, o qual encontra-se de portas abertas para você, leitor, que deseja consumir conteúdos valiosos sobre o assunto.

Instagram: @anadoceu.autora



QUAL SUA ESPECIALIDADE?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade/Pouso Alegre, ou fale conosco pelo WhatsApp (35) 99862-4590

Fonte:

Deixe seu comentário