Portal da Cidade Pouso Alegre

ABUSO INFANTIL

Uma atitude protetiva pode mudar para sempre a vida de uma criança

Alerta é da Presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente

Publicado em 17/05/2021 às 05:10
Atualizado em

Alessandra Patriota é Orientadora Educacional e Presidente do CMDCA (Foto: Portal da Cidade)

A data de 18 de maio marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia simboliza a mobilização contra o abuso infantil. Para abordar o tema, o Portal da Cidade/Pouso Alegre convidou a presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente, Alessandra Cassemiro Pereira Patriota, orientadora educacional da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pouso Alegre. Veja o seu relato: 

“Esta data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados: foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 de Maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. 

Cabe a toda sociedade não fechar os olhos para violações do Direito da criança e do adolescente. Com o isolamento social, causado pela Pandemia do COVID-19, no Brasil, muitas crianças e adolescentes ficaram ainda mais vulneráveis e expostos às diversas violências e abuso. Por estarem sem contato com demais familiares, profissionais de educação e outros adultos, a identificação de situações de abuso sexual ficou ainda mais difícil. 

Todos os anos as campanhas buscam o apoio da sociedade e o esclarecimento da população para que nenhuma violação de direito passe por despercebido, mas infelizmente, a violência é mais comum que imaginamos. As estatísticas apontam que a violência sexual é a terceira violação mais incidente contra crianças e adolescentes, com 23,4%* de registros. A vítima é, em grande maioria, do sexo feminino, sendo 84%* do total, e adolescente, com faixa etária entre 12 e 17 anos. Ainda segundo o órgão, a violação é cometida, em quase 90%, na casa da vítima ou do suspeito. Em 38,2% das denúncias, o suspeito é pai/mãe ou padrasto/madrasta da vítima. 

A partir da exposição do assunto, podemos encontrar necessidade de relatar situações vivenciadas pelas crianças e adolescentes a autoridades responsáveis, fazendo denúncia direta ao Disque 100. Este é um serviço gratuito, disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, que registra denúncias de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual. Vale destacar que as denúncias são anônimas e o serviço está no ar 24h, incluindo fins de semana e feriados. Podendo ainda ser feita a denúncia ao Conselho Tutelar ou à Delegacia de Polícia. 

Por isso, é extremamente importante que toda a sociedade fique atenta ao comportamento das crianças e denuncie qualquer suspeita de violência sexual. A sua atitude pode mudar para sempre a vida de uma criança! Maiores informações: https://www.podeserabuso.org.br

Alessandra Cassemiro P. Patriota/ Presidente do CMDCA

Proteção

É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Alessandra Cassemiro P. Patriota/ Presidente do CMDCA



Serviço

Alessandra Cassemiro Pereira Patriota – Orientadora Educacional e Presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente em Pouso Alegre

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pouso Alegre

Endereço: Rua dos Carijós, 45 – Pouso Alegre/MG

Tel: (35)3449-4116




QUAL SUA ESPECIALIDADE?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade/Pouso Alegre, ou fale conosco pelo

WhatsApp (35) 99862-4590

Fonte:

Deixe seu comentário