MEDICAMENTO FALSO
Operação do MP denuncia 25 pessoas no Sul de Minas por falsificação de medicamentos
Grupo comercializava medicamentos falsificados por meio de perfis em plataformas de comércio eletrônico
Publicado em
19/06/2026 às 18:09
Atualizado em
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Passos e da 1ª Promotoria de Justiça de Campos Gerais, ofereceu denúncia contra 25 pessoas no âmbito da segunda fase da Operação Reação Adversa. A investigação apurou a prática de crimes relacionados à falsificação de medicamentos veterinários e à posterior comercialização dos produtos em plataformas de comércio eletrônico por uma organização criminosa instalada em Campo do Meio, no Sul de Minas. A informação foi divulgada pelo órgão nessa sexta-feira (19).
SIGA TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:

Nesta segunda fase da operação, os denunciados foram acusados pelos crimes de organização criminosa e de falsificação, depósito, venda ou exposição à venda de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Dois investigados também foram denunciados pelo crime de ameaça contra um advogado de uma empresa farmacêutica.
Segundo as apurações, a organização criminosa era estruturada em rede e composta por 13 núcleos, que atuavam com compartilhamento de informações, apoio mútuo e divisão de tarefas. De acordo com a investigação, o grupo comercializava medicamentos falsificados de forma sistemática por meio de perfis em plataformas de comércio eletrônico, como Mercado Livre e Shopee, colocando em risco o bem-estar animal, a saúde pública, as relações de consumo e os direitos de propriedade intelectual.
A análise dos relatórios de vendas dos perfis identificados na primeira fase da persecução penal revelou o controle de 40 lojas virtuais e a realização de mais de 10 mil vendas ou exposições à venda de produtos falsificados.
Até o momento, as investigações conduzidas pelo MPMG nas duas fases da operação resultaram no cumprimento de 58 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva e 13 prisões em flagrante. Também foram apreendidos blisters, cinco armas de fogo, 11 veículos automotores, mais de R$ 800 mil em cheques e milhares de comprimidos veterinários falsificados. Além disso, foram recolhidos munições, drogas ilícitas, barris contendo componentes químicos e rótulos utilizados na falsificação de produtos.
RELEMBRE O CASO
Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações da MPMG
Notícias relacionadas
Ladrão invade casa de idoso, bebe o vinho da vítima e ainda furta celular e objetos
19/06/2026 às 17:41
Idoso de 83 anos é baleado, agredido e amarrado com a esposa em assalto a sítio
19/06/2026 às 16:35
Carga com 322 aparelhos da Apple avaliada em R$ 3 milhões foi apreendida em Cambuí
19/06/2026 às 12:40
Kombi que levava trabalhadores para Fazenda Magazine Luiza capota. Um morre no local
19/06/2026 às 11:53
Homem furta carro estacionado nas proximidades do Batalhão da PM em Cambuí
18/06/2026 às 18:27
Tanques com 6 mil litros de diesel pegam fogo em mineração em Piranguinho
18/06/2026 às 17:51