Portal da Cidade Pouso Alegre

CENSO 2022

IBGE abre seleção para recenseadores: há 33 vagas para Pouso Alegre

Veja cidades do Sul de Minas com maior número de vagas 

Publicado em 09/06/2022 às 17:24
Atualizado em

Principal função do recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta de informações (Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil)

O processo seletivo simplificado complementar para a contratação temporária de 48.535 recenseadores do Censo 2022 foi aberto hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Minas Gerais serão contratados 4.633 recenseadores. 

Veja as cidades do Sul de Minas com maior número de vagas: Pouso Alegre (33), Guaxupé (30), Poços de Caldas (28), Itajubá (25), Varginha (25), Passos (21), Andradas (19), Paraisópolis (19), Cambuí (18), Jacutinga (16), Camanducaia (15), Extrema (15), Ouro Fino (13), Borda da Mata (12), Santa Rita do Sapucaí (10), Congonhal (7), Bom Repouso (4) e Estiva (4).

As vagas, distribuídas em todas as unidades da federação, são destinadas a quem tem nível fundamental completo. As inscrições, por meio do formulário virtual, podem ser feitas até a próxima quarta-feira (15). O interessado deve acessar o portal do IBGE. Não há cobrança de taxa.  

A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 30 de junho. Antes do início da coleta do censo, o recenseador passará por um treinamento obrigatório. O edital recomenda que o profissional tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais.

Segundo o IBGE, a principal função do recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta. A remuneração, que se baseia na produção, pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. Quem quiser ter uma estimativa de quanto pode receber pode consultar o simulador. A duração de contrato do recenseador está prevista para até três meses. 

No geral, o IBGE deve contratar 206.891 servidores temporários para trabalhar no censo. Dessas vagas, 183.021 são para recenseadores, que passarão por treinamento entre os dias 18 e 22 de julho. Mais de 130 mil vagas para essa função foram preenchidas na seleção realizada em abril.  

NOTA - O Portal da Cidade possui Grupo de WhatsApp onde você fica atualizado com as mais recentes vagas de emprego em Pouso Alegre e Região. Para fazer parte clique aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário