Portal da Cidade Pouso Alegre

ORGULHO MINEIRO

Queijos fabricados em Minas Gerais seguem conquistando o mundo

Produtos mineiros ganharam as maiores premiações em concurso na França

Publicado em 15/09/2021 às 16:34

O queijo é orgulho da produção rural mineira (Foto: Ilustração)

Produtores de queijo de Minas Gerais lideraram o ranking brasileiro no concurso internacional “Mondial du Fromage et des Produits Laitiers”, considerado a Copa do Mundo dos Queijos, promovido na França, entre 12 e 14 de setembro. O estado conquistou 40 das 57 medalhas faturadas por produtores brasileiros. O Brasil, inclusive, ficou em segundo lugar na competição, perdendo apenas para a França, anfitriã do evento. Participaram 46 países e o total de medalhas concedidas foi de 331.

Além do alto número de premiações no quadro geral, Minas Gerais conquistou quatro medalhas Super Ouro, que são as mais cobiçadas e mais raras. Apenas uma dessas medalhas faturadas por produtores brasileiros não veio para Minas Gerais. Os vencedores de Minas foram Queijo Minas Artesanal Quilombo na Cachaça - Ivacy Pires Dos Santos (Sabinópolis, região do Serro, Serra da Canastra); Canastra Reserva do Ivair - Ivair José De Oliveira (São Roque de Minas, Serra da Canastra); Queijo Santo Casamenteiro - Laticínios Cruzília (Cruzília, Sul de MG); e Queijo Canastra Serjão Maturado 100 Dias - Sergio De Paula Alves (Piumhi).

Além do consumo de queijo ser feito em grande escala entre os mineiros, o produto também caiu no gosto de muitos Brasil afora. Prova disso é a Rodovia Fernão Dias, que vai de Belo Horizonte a São Paulo, uma das principais do país, que em seus 315 quilômetros em que atravessa a região do Sul de Minas, tornou-se um verdadeiro “corredor do queijo”, com a instalação de pontos de vendas, lojas e mercearias onde se encontram os mais variados tipos de queijos.

Nessas casas, o viajante pode levar para sua cidade, como lembrança, um dos produtos mais típicos da culinária de Minas e, com um pouco de sorte, um dos tipos premiados na França como o melhor queijo do mundo.

Fonte:

Deixe seu comentário