Portal da Cidade Pouso Alegre

ADOLESCENTES

Secretário diz que Minas vai manter vacinação de adolescentes

Imunização depende da disponibilidade de vacinas após grupos prioritários

Publicado em 17/09/2021 às 15:26

Estimativa é imunizar 1,7 milhão de adolescentes (Foto: Ilustração)

Um dia após anunciar que iria seguir a recomendação do Ministério da Saúde em suspender a vacinação dos jovens entre 12 a 17 anos, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais decidiu manter o cronograma de vacinação de adolescentes no Estado. A estimativa é que sejam vacinados cerca de 1,7 milhão de adolescentes em todo o Estado.

A decisão em prosseguir a imunização se baseou na recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que afirmou, nesta quinta-feira (16), que não há evidências que justifiquem a suspensão da vacinação entre os jovens brasileiros, esclareceu o secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti. Em nota, o órgão destacou ainda que os benefícios da imunização são superiores aos “potenciais riscos”. 

“Recebemos com surpresa a nota técnica do governo federal, não houve discussão com os secretários de Estado de Saúde, sequer com os municipais e com a Anvisa. Nós estávamos aguardando o posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e eles reafirmaram que a vacina é segura. Não existe nenhuma restrição técnica para a vacinação”, explicou o secretário, nesta sexta-feira (17), durante o lançamento do Plano Nacional de Expansão da Testagem para o Novo Coronavirus em Belo Horizonte. 

Segundo Baccheretti, o avanço da imunização entre os jovens, no entanto, irá depender do envio de vacinas pelo Ministério da Saúde. Os municípios que tiverem doses suficientes da Pfizer poderão seguir com a aplicação.

"Os municípios que têm doses suficientes de Pfizer para fazer o reforço de idosos e imunossuprimidos e vacinar adolescentes com comorbidades, se ainda tiverem mais vacinas, poderão, sim, vacinar os adolescentes sem comorbidades, porque a Anvisa, que é o órgão técnico, já confirmou que essa vacina pode ser utilizada", pontuou. 

Em Pouso Alegre a Prefeitura informou que o município “vai continuar seguindo o plano nacional de vacinação. A imunização avança conforme a disponibilidade de vacinas”.

Fonte:

Deixe seu comentário