Portal da Cidade Pouso Alegre

CAMINHÕES

Entenda a função e as vantagens em adquirir um graneleiro para sua lavoura

Veja se essa modalidade de máquina é a ideal para a sua necessidade

Publicado em 17/10/2022 às 14:56
Atualizado em

A empresa que precisa contratar ou comprar um veículo desse, precisa ter em mente alguns fatores para poder escolher da maneira certa (Foto: Agrofy)

É fato que existem diferentes tipos de caminhões para poderem transportar diferentes tipos de cargas e esse processo se dá a partir da quantidade de eixos de cada um, ou seja, cada eixo é o responsável por determinada quantidade de peso, o que, juntos, somam a quantidade total da carga. Dessa maneira, a empresa que precisa contratar ou comprar um veículo desse, precisa ter em mente alguns fatores para poder escolher da maneira certa. 

Neste texto você vai aprender melhor sobre o tipo de caminhão graneleiro, ele é o responsável por realizar o transporte de cargas secas a granel. Como o próprio nome já sugere, esse veículo é mais focado nos grãos, como, por exemplo, soja, milho, trigo, entre outros. Entenda melhor sobre essa modalidade de máquina e veja se ela é a ideal para a sua necessidade, para isso, leia o artigo até o final. 


Modelos mais usados para essa função

Quando se trata de graneleiro, os veículos mais pesados são os mais utilizados nessa ocasião, os três mais comumente escolhidos são: carreta, bitrem e truck. Nestes casos, é de suma importância que a carroceria seja aberta e preferencialmente alta, dessa maneira, a carga consegue se manter mais íntegra e com menos desperdício durante o seu processo de manuseio e entrega para o consumidor. 


O que são cargas a granel?

Basicamente o que categoriza uma carga a granel é o fato de que ela não precisa ser embarcada em caixas ou embalagens. Dessa forma, o carregamento é feito sem acondicionamento, marcas de identificação e contagem de unidades. Na categoria a granel, as cargas podem ser subdivididas em sólidas e líquidas. 


Cargas a granel sólidas

Aqui estão categorizados os produtos sólidos, que podem ser contados, como, por exemplo, os grãos. Não é importante o tamanho do item que será transportado, mas sim o fato de ele ser palpável e poder ser contabilizado. Alguns dos que mais se destacam nessa área são, soja, trigo e milho, pois geram mais renda.  


Cargas a granel líquidas 

As cargas a granel líquidas são aquelas que não possuem forma, ou seja, se amoldam ao recipiente na qual estão. Não podem ser contadas e também não é possível pegar uma por uma, como os grãos na outra classificação. As mais importantes aqui são: petróleo, óleo de soja e gasolina. 


Quando devo comprar um caminhão?

Se você está procurando por caminhões a venda, é importante entender primeiramente as suas necessidades, assim será possível discernir quais dos modelos que estão à disposição no mercado são os mais indicados para a sua necessidade. Isso porque não é todo tipo de caminhão que pode transitar pelos centros urbanos, por exemplo, e alguns modelos precisam de autorização para poderem fazer isso. 

Por isso, um caminhão grande demais ou pequeno demais pode trazer prejuízos para a sua empresa, como, por exemplo, risco de tombar (se o peso for mal distribuído entre os eixos), gasto excessivo de combustível, entre outros.


Fonte:

Deixe seu comentário