PRESENÇA EXÓTICA
Bando de angolas em via pública atrai curiosidade em bairro de alto padrão em PA
Vídeo mostra as aves exóticas andando aglomeradas entre os terrenos vagos e avenidas
Publicado em
11/06/2026 às 18:36
Atualizado em
Quem trafega pelo bairro Astúrias, um conglomerado de alto padrão localizado na região Norte de Pouso Alegre (atrás do bairro Esplanada), poderá ter o privilégio de um encontro inusitado com um bando de galinhas-d’angola. A presença das aves andando pelos terrenos e lotes vagos e por vezes atravessando as largas avenidas, não passa despercebida de quem não está habituado às inusitadas cenas do cotidiano urbano, principalmente quando elas acontecem na segunda maior cidade do Sul de Minas.
SIGA TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Alegres como a cidade em que vivem, as “pintadinhas” diariamente colorem a paisagem e fazem soar o seu canto por onde passam. Além dos moradores do bairro, alunos de um colégio recém instalado na região (Fênix), também se encantam com aves exóticas tão próximas e que, apesar de livres, mantêm um comportamento amistoso e já são consideradas como verdadeiros “mascotes” do local.
Apesar da localização privilegiada e o padrão classe A do empreendimento, o bairro Astúrias ainda mantém vários e vastos lotes vagos, cobertos por gramíneas muito bem cuidadas. A sua proximidade com áreas de preservação facilita também a presença de pássaros e outras aves silvestres. Não raro são encontrados por lá casais de seriemas, que encantam quem os vê e ouve o seu canto, e remete os transeuntes ao bucolismo da natureza em plena área urbana de uma grande cidade.
A AVE
A galinha-d’angola é uma ave da ordem dos galináceos, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da África Ocidental. A ave é conhecida no Brasil por vários nomes, dependendo da região, sendo chamada de capote, cocá, tô fraco (em decorrência do som característico, emitido pelas fêmeas da espécie) ou angolista, ou ainda de galinhola. As aves são ariscas na maioria do tempo e ficam nervosas facilmente (Wikipédia).
Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre
Notícias relacionadas
Regularização fundiária chega para mais de mil moradores do São Judas Tadeu em PA
10/06/2026 às 17:03
Temperatura em declínio e previsão não descarta chuva fraca em PA até quinta-feira
10/06/2026 às 10:49
Festa do Padroeiro movimenta bairro São João em PA entre os dias 12 e 21 de junho
09/06/2026 às 12:19
Via Noroeste reúne famílias em PA e ganha mural gigante para os jogos da Copa
08/06/2026 às 10:03
Supermercados BH assumem loja do Atacarejo Mineirão no bairro São João em Pouso Alegre
07/06/2026 às 13:27
Final de semana em Pouso Alegre sem previsão de chuva e temperaturas mais amenas
05/06/2026 às 10:37