Portal da Cidade Pouso Alegre

CAOS NA CIDADE

Pouso Alegre dorme debaixo d’água. Chuva causa caos e destruição na cidade

Todas as áreas baixas foram inundadas pela chuva que durou mais de seis horas

Publicado em 23/02/2024 às 10:26

Imagens em redes sociais mostram a enxurrada e os rastros de destruição que deixou (Foto: Redes sociais e CBMMG)

Pouso Alegre foi dormir debaixo d’água na noite desta quinta-feira (22) devido a uma tempestade que teve início desde às 19h, com picos por um período de seis horas. Choveu ainda durante grande parte da madrugada em algumas regiões da cidade. 


A chuva causou alagamentos e inundações em quase todas as áreas baixas da cidade. Todas as regiões foram afetadas, sendo mais prejudicadas as imediações dos bairros localizados na região sudeste, como Santo Expedido, Jardim Califórnia, Jacarandá, Árvore Grande, Shangrilá, Jatobá e outros. 


Em área baixa da Fernão Dias, próximo a Pouso Alegre, veículos foram arrastados. No bairro Santa Rita, o lago em frente ao fórum transbordou e invadiu a pista. A Escola Vinícius Meyer foi inundada e na Rua João Sabino Azevedo, além da inundação, moradores tiveram problemas com o refluxo do esgoto que levou dejetos ao interior aos imóveis.


Na área central da cidade, onde as inundações são recorrentes por causa das enxurradas que descem da bacia do bairro Primavera, não foi diferente. As águas invadiram casas residenciais e estabelecimentos comerciais. Uma loja de roupas infantis na Rua Comendador José Garcia foi invadida pela enxurrada e houve danos às confecções e móveis. Os prejuízos com os estragos são altos e, na manhã desta sexta-feira (23) as redes sociais estão cheias de postagens de vídeos das inundações.


Sobre a tempestade que caiu sobre Pouso Alegre, segundo órgãos que registram os dados meteorológicos, o volume de chuvas que caiu em seis horas representa 11,7% de toda a precipitação anual, cuja média é de 1.817mm. “Para Pouso Alegre, com base em dados históricos, esse acumulado de chuva em 6h não teria nenhuma probabilidade de ocorrência em menos de 100 anos, ou seja, é um evento extremamente raro”, registraram.

O Corpo de Bombeiros Militar informou que foram registrados mais de 200 mm de chuva em algumas regiões da cidade, gerando uma quantidade significativa de chamadas de atendimento. A corporação mobilizou uma equipe com 26 militares distribuídos em sete viaturas. Cerca de 41 vítimas foram resgatadas ilhadas em pontos de inundações e alguns animais também foram salvos das águas.


No bairro Santo Expedido, um motociclista de 43 anos foi arrastado pela enxurrada e caiu no córrego que passa pelo local. Somente não se afogou porque ficou retido em alguns arbustos até à chegada dos bombeiros, quando foi resgatado ileso.

Além dos danos causados aos imóveis e vias públicas, a tempestade afetou o funcionamento de órgãos públicos e a programação de eventos que estavam marcados para esta sexta-feira e fim de semana. 

A Prefeitura anunciou ainda ontem à noite a suspensão de aulas nas escolas municipais. Também foi adiado o evento “Emprega P.A” que reúne empresas ofertantes de vagas e candidatos interessados e que seria realizado nesta sexta-feira (23). Nova data será agendada brevemente. Também o mutirão e limpeza que estava programado para este sábado (24) no bairro São João foi adiado. Nova data será marcada.

• Veja seleção de vídeos que foram postados em redes sociais, sobre a inundação.


Fonte:

Deixe seu comentário