Portal da Cidade Pouso Alegre

CAMPO LIMPO 

Prefeitura quer alinhar coleta de embalagem de agrotóxico com produtores rurais

Reunião discutiu coleta itinerante para evitar o descarte impróprio e prejudicial ao meio ambiente

Publicado em 07/03/2024 às 18:59

Certificado do Mérito Ambiental foi entregue a personalidades que praticam ações pelo meio ambiente (Foto: Imagens de divulgação da PMPA)

Com objetivo de discutir a coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos na região rural de Pouso Alegre, o prefeito Coronel Dimas Fonseca esteve nessa quarta-feira (6) reunido com representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Sapucaí (ASMERIA).

O encontro sinalizou para o alinhamento do cronograma de dias, horários e locais para a realização da coleta, visando garantir a participação efetiva dos agricultores locais. É fundamental que a população rural esteja atenta aos canais de comunicação da Prefeitura, onde serão divulgadas as informações sobre a coleta itinerante.


A destinação final adequada das embalagens vazias de agrotóxicos é um processo de extrema importância, envolvendo diversos agentes desde a fabricação até a utilização e descarte desses materiais, esclarece a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Sem o tratamento correto após o uso do produto, as embalagens podem contaminar o solo e os cursos d'água, além de colocar em risco a saúde do agricultor e sua família.

O procedimento sugerido pela Prefeitura visa reduzir os riscos para a saúde humana e a contaminação do meio ambiente, destacando-se como uma medida crucial para a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade rural, completa o esclarecimento da administração.

Durante a reunião também foi entregue o Certificado de Mérito Ambiental 2023, sendo um dos agraciados o prefeito Coronel Dimas Fonseca, reconhecido por sua participação ativa no sistema de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas ao longo do ano passado.

Fonte:

Deixe seu comentário