Portal da Cidade Pouso Alegre

NA REDE

Sistema de wi-fi começa a ser instalado nas escolas da rede estadual de Minas

Investimento foi de R$ 65 milhões para que as 2.127 unidades recebam o sinal em todas as regiões

Publicado em 06/12/2023 às 17:50

Governador Zema em visita à escola já equipada com o sistema de wi-fi (Foto: Divulgação/SEE/MG)

Equipamentos de rede de internet sem fio de alta tecnologia já começaram a ser instalados nas escolas da rede estadual mineira, por meio do projeto “Wi-fi nas Escolas”, do Governo de Minas. 

Com investimento de R$ 65 milhões, cerca de 1,3 milhão de estudantes de todas as regiões do estado serão beneficiados com a instalação de equipamentos wireless de alta tecnologia, fornecidos pela empresa chinesa Huawei. A previsão é que de 2.127 escolas recebam a modernização do sistema wi-fi até outubro de 2024. A parceria foi fechada após a viagem do governador Romeu Zema à China, em novembro, em missão internacional para a atração de investimentos para Minas Gerais. 


MAIS VELOCIDADE, COBERTURA E SEGURANÇA

Garantir o acesso de dados por meio de uma conexão rápida e estável aos estudantes e aos professores da rede estadual é o principal objetivo do projeto Wi-fi nas Escolas, executado com recursos da Lei Federal 14.172, de 2021, conhecida como Lei da Conectividade. 

Para garantir a eficiência da internet, o Wi-fi nas Escolas viabiliza a instalação de dispositivos de interconexão e pontos de acesso modernos e potentes que, posicionados estrategicamente, oferecem uma cobertura de qualidade. 

O gerenciamento adequado dos dispositivos evita congestionamentos e garante um bom desempenho da rede, por meio de controle do número de dispositivos conectados simultaneamente, estabelecendo um limite máximo de dispositivos por ponto de acesso. 

Além da velocidade, a maior segurança na navegação das instituições está entre os diferenciais da nova estrutura, que garante a privacidade dos usuários e proteção da rede contra acesso não autorizado. 

Também no sentido de proteção aos estudantes e docentes, o sistema possui filtros de conteúdo para evitar acesso a material inadequado ou potencialmente prejudicial. 

O novo sistema wi-fi também contará com manutenção periódica dos equipamentos e uma infraestrutura adequada para suportar o funcionamento da rede sem fio, o que envolve ações de atualização de software, monitoramento da rede, solução de problemas técnicos e garantia de uma conexão estável e confiável para os usuários. 

"Isso significa uma melhoria para os professores, que poderão usar seus notebooks em qualquer lugar da escola. E também uma melhoria na área de ensino. É um avanço muito expressivo. Estamos colocando a educação de Minas Gerais atualizada com relação à tecnologia", disse o governador Romeu Zema.

Fonte:

Deixe seu comentário