Portal da Cidade Pouso Alegre

GATO POR ONÇA

Jaguatirica morta no Jardim Yara é confundida com filhote de onça por morador

Vídeo circulou em redes sociais neste sábado (6), mostrando o animal morto à margem da Av. Perimetral

Publicado em 06/04/2024 às 13:01

A jaguatirica foi confundida com um filhote de onça pintada (Foto: Redes sociais)

Um felino da espécie jaguatirica, também conhecida como “gato-do-mato”, foi encontrado morto às margens da Av. Perimetral, nas proximidades do bairro Jardim Yara, em Pouso Alegre. O fato foi divulgado em vídeo que circulou em redes sociais neste sábado (6), porém o corpo do animal, segundo um morador que o encontrou, já estava no local há pelo menos quatro dias.

Conforme se percebe na narrativa do morador, o felino foi confundido com um filhote de onça pintada. Receoso, ele se refere ao achado como sendo de uma onça jovem. Mas na realidade não passa de uma jaguatirica, que guarda alguma semelhança com o seu parente bem maior.

A conclusão é de que o animal que certamente habitava áreas de preservação nas imediações, tenha se aproximado do centro urbano e foi atropelado ao atravessar a pista da Av. Perimetral, sendo lançado à margem da rodovia, onde morreu e ali permaneceu.

As jaguatiricas são animais mamíferos de médio porte que apresentam ampla distribuição geográfica. Possuem pelagem amarelada com manchas em rosetas abertas e formando listras. Jaguatiricas são animais solitários e territoriais. São habilidosos para subir em árvores, saltar e nadar. Têm semelhanças com pequenas onças, daí ter confundido o morador que encontrou o animal morto.

Veja o vídeo a seguir:



Fonte:

Deixe seu comentário