Portal da Cidade Pouso Alegre

SERVIÇO RUIM

Viação Santa Cruz vai substituir Gardenia em linhas Pouso Alegre/Poços de Caldas

Empresa de transporte enfrenta dificuldades operacionais e não consegue atendimento de qualidade

Publicado em 17/04/2024 às 12:25

O Expresso Gardenia é campeão de reclamações de passageiros (Foto: Portal da Cidade)

A Viação Santa Cruz foi autorizada a operar emergencialmente linhas intermunicipais (dentro do Estado) de ônibus no Sul de MG em substituição à empresa Gardênia. A informação foi divulgada nessas terça-feira (16) pelo Governo de Minas Gerais. A decisão afeta diretamente linhas de transporte de passageiros entre Pouso Alegre, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas.

As linhas autorizadas são: 

3642-Pouso Alegre -Poços de Caldas 

36424-Caldas- Poços de Caldas (ATP) 

36425- Pouso Alegre- Santa Rita de Caldas (ATP) 

36426- Caldas - Poços de Caldas. 


Segundo o comunicado, a autorização é temporária e ocorre após a preensão de dez ônibus da Gardênia em fiscalizações que ocorreram nos dias 10 e 12 de abril. Ainda de acordo com a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias), de 13 veículos da Gardênia abordados nas cidades de Passos, Cássia e Poços de Caldas, só um não foi autuado por irregularidades. A empresa só vai ter os ônibus liberados após a regularização.

A empresa de ônibus Gardenia enfrenta dificuldades operacionais nos últimos anos. Em novembro do ano passado, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pediu à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) a caducidade, ou seja, a rescisão, do contrato com a empresa de ônibus Gardênia, que atende 107 municípios no Sul de Minas, transportando cerca de 2 milhões de passageiros/ano.

Veja a nota na íntegra: 

“A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizaram ações de fiscalização para apurar irregularidades na operação de linhas intermunicipais da empresa Gardênia, na semana passada. 

A companhia de viação atende 107 municípios no Sul de Minas, transportando quase 2 milhões de passageiros por ano. 

As ações ocorreram durante três dias, de 10 a 12/4, e foram motivadas pelas reclamações registradas por passageiros que utilizam os serviços da empresa, entre elas queixas por atrasos nas viagens e má conservação dos ônibus. 

Os agentes abordaram 13 veículos nas cidades de Passos, Cassia e Poços de Caldas, quase a totalidade da frota que atende estas três cidades, e apenas um não foi autuado por problemas encontrados em itens, de conforto e segurança dos veículos, e também por descumprimento dos quadros de horários. 

As equipes de fiscalização ainda retiraram de circulação dez ônibus, por apresentarem problemas de manutenção. Esses veículos só poderão voltar a circular após sanar as irregularidades e passarem por nova vistoria no DER-MG. Para que os usuários não fiquem desassistidos, a Seinfra concedeu uma autorização para que a empresa Santa Cruz opere emergencialmente as linhas. 

Por meio de inspeções regulares, a Seinfra verifica se as empresas concessionárias estão operando conforme os padrões determinados em contrato e na legislação, garantindo assim a segurança para o passageiro, qualidade e a eficiência do transporte público", atesta o subsecretário de Transportes e Mobilidade, Aaron Duarte.

Fonte:

Deixe seu comentário