VIDA NOVA
Criança que viveu em hospital desde o nascimento recebe alta e despedida emociona
“Agora, eu e Lívia vamos conhecer o mundo”, diz a mãe da menina ao deixar o Hospital Samuel Libânio
Publicado em
20/07/2026 às 16:26
Atualizado em
A emoção tomou conta dos presentes durante a despedida da pequena Lívia, uma criança de três anos que desde o nascimento foi mantida em tratamento no setor de Pediatria do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), em Pouso Alegre. No início da tarde desta segunda-feira (20), restabelecida, Lívia deixou o hospital na companhia dos pais.
Desde que nasceu, a pequena paciente ficou internada na UTI pediátrica e depois seguiu para a Pediatria onde viveu seus primeiros anos de vida. “Hoje é um dia muito especial. Depois de três anos de internação, Lívia finalmente está indo para casa. Foram muitos desafios, dias difíceis e também muitas pequenas e grandes conquistas ao longo desse caminho. Nesse tempo, Lívia fez parte da nossa rotina e da nossa história. A mãe Mariana esteve ao lado dela em todos os momentos, com uma força e uma dedicação que sempre chamaram a atenção de toda a equipe. A alta de hoje é uma alegria para todos nós. Fica o carinho, a torcida e a certeza de que essa caminhada deixou marcas em cada profissional que cuidou delas. Desejamos uma nova fase mais leve, feliz e cheia de bons momentos em família”, disse médico Daniel Moreira Favilla, coordenador do serviço de Pediatria do CHSL, que escreveu essa mensagem ao lado de toda a equipe.

SIGA TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Lívia ficou conhecida através de uma reportagem sobre o momento em que ela viu e sentiu o sol pela primeira vez, quando tinha ainda 1 ano e dois meses de idade. A iniciativa, na época, fez parte da Campanha inédita de Mobilização chamada de “Além das paredes” organizada pelo serviço de Fisioterapia do CHSL.
A mãe da Lívia, Mariana Aparecida Borges, também fez do CHSL sua segunda casa e deixa muitos amigos na instituição. “Eu só tenho a agradecer por esse tratamento tão carinhoso e esse cuidado que minha filha sempre teve aqui na sua segunda família. Desde que chegamos aqui, fomos muito bem recebidas e tratadas. Todos têm um carinho enorme com a Lívia e só tenho gratidão pelo que fizeram por minha filha. Deus abençoe muito a todos. Agora, eu e a Lívia vamos conhecer o mundo”, afirma a mãe que estava muito emocionada no momento de despedida.

“A questão da humanização é muito importante no nosso complexo hospitalar, pois vai além da assistência da parte motora, do desenvolvimento, da recuperação da criança, da reabilitação. Estamos muito felizes de oferecer esse serviço de excelência. Essa possibilidade de prestar esse atendimento para a Lívia é muito emocionante para todos nós da pediatria”, conta a enfermeira Marília Miranda da Silva.
Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações de Ascom/Fuvs
Notícias relacionadas
Nova vacina trivalente contra gripe é aprovada pela Anvisa e tem 73% de eficácia
14/07/2026 às 12:17
Saúde municipal esclarece sobre paciente levado por populares à UPA do São João
10/07/2026 às 17:36
Vacinação de adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV é prorrogada até dezembro
01/07/2026 às 11:18
CAC da Câmara de PA emite carteirinhas de identificação de fibromialgia e autismo
25/06/2026 às 19:27
Pouso Alegre recebe certificado do Governo do Estado como referência em vacinação
25/06/2026 às 16:21
Dois suspeitos foragidos da Justiça são identificados por câmeras e presos em PA
19/06/2026 às 11:04