Portal da Cidade Pouso Alegre

EM TRATAMENTO

Égua resgatada em Pouso Alegre com grave ferida na cabeça já está em tratamento

Animal foi levado para santuário no interior paulista e já recebe assistência veterinária

Publicado em 08/04/2025 às 16:54
Atualizado em

Dirigente de ong afirma que tratamento é caro e deve durar cerca de três meses. Ongs pedem ajuda (Foto: Enviadas ao Portal da Cidade)

A égua que foi resgatada em Pouso Alegre pela protetora de animais Adriana Sula, e que estava com uma grande infecção na cabeça, chegou ao final da tarde desta segunda-feira (7) a um santuário de animais em Pindamonhangaba, no interior paulista, para onde foi levada a fim de receber tratamento adequado. 

Resgatado abandonado num terreno baldio no bairro São João, o animal debilitado e em precárias condições de saúde, com uma grande bicheira exposta na cabeça e que já lhe havia corroído o olho e partes do crânio, comoveu a web e foi foco de matéria exclusiva do PORTAL DA CIDADE nesta segunda-feira (7). 

Sensibilizado com a situação do equino, o vereador Hélio da Van (PT), também defensor da causa animal, mobilizou sua assessoria para o traslado do animal para o santuário “Filhos de Shanti”, local que a dirigente de ong Adriana Sula já havia contatado para alojar a égua infectada. 

Conforme informações passadas pela protetora Adriana Sula, em postagens de vídeos em redes sociais e ao PORTAL DA CIDADE, o animal já está recebendo tratamento com acompanhamento de veterinário e há muita esperança de que se restabeleça.

No santuário, conforme relatos da dirigente e também protetora de animais Rosângela Coelho, a potranca (definição de égua ainda jovem) já recebeu os primeiros socorros. A ferida foi limpa e aplicados antibióticos. Em seguida, o veterinário irá retirar todo o tecido morto, para que no local sejam aplicados cicatrizantes. Ela estima que o tratamento deve durar um período de mais de três meses. No santuário, a potranca recebeu o nome de “Aruna”.

Segundo a cuidadora Adriana Sula, a manutenção e tratamento da égua requer altos custos com alimentação adequada e medicamentos. Em decorrência disso, ela pede às pessoas que se sensibilizaram com o caso, que também participem de forma mais efetiva do salvamento do animal, contribuindo com recursos que serão destinados à causa. Para receber doações, ele divulga o pix 85971006649. Quem desejar colaborar, qualquer quantia é válida.



RELEMBRE O CASO

O resgate de uma égua em Pouso Alegre, vítima de maus-tratos e portadora de doença manifestada na região superior da cabeça, junto ao olho direito, comoveu a web e despertou milhares de comentários de internautas acerca do sofrimento do equino e do desprendimento de uma ativista dirigente de uma ong protetora de animais.

Tudo começou quando a protetora de animais Adriana Sula, dirigente da Ong Patas de Anjos, recebeu denúncia sobre a existência do animal abandonado num terreno localizado no início da MG-290, próximo ao Posto do Macaco, no bairro São João.

Ela foi ao local e ali fez os primeiros atendimentos, além de alimentar e dar água ao equino debilitado. Em seguida, resgatou o animal e divulgou o caso em redes sociais, pedindo ajuda para salvar a égua doente.

Conforme mostrado sem filtro em imagens que foram postados em redes sociais, o animal estava com uma lesão exposta, infectada e evoluída à condição de enorme bicheira que já lhe havia corroído a pele e se aprofundava tomando boa parte superior da cabeça, fazendo desaparecer o olho direito. Tudo isso num conjunto da cena impactante de larvas em meio à carne putrefata. 

Em pouco tempo centenas de comentários sobre a situação da égua doente e a necessidade de ajudar preencheram as redes sociais. E a ajuda não tardou. 

Sensibilizado com o caso, o vereador Hélio da Van (PT), também defensor e militante da causa animal, através de um assessor de gabinete, entrou em contato com a protetora de animais e viabilizou o deslocamento da égua para um santuário de animais em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Lá o equino receberá tratamento adequado, com acompanhamento de veterinário e terá condições de se restabelecer.


DEDICAÇÃO E TRABALHO

A protetora de animais Adriana Sula, que coordena a organização “Patas de Anjos”, é considerada uma das mais atuantes dirigentes de ongs de defensores da causa animal em Pouso Alegre. Dedicada em especial aos cuidados de animais de grande porte, ela mantém com muitas dificuldades dois sítios onde vivem animais que foram por ela resgatados vítimas de maus-tratos. Ali, cavalos, burros, mulas, jumentos e até bovinos, além de outros, recebem a oportunidade de viver longe da crueldade humana, após anos de serviços prestados aos seus tutores.


LEI PUNE

Maus-tratos a animais é crime previsto em lei e tem severas punições. Em 2020 a Lei 9.605/98, que tratava de crimes e maus tratos contra animais foi revista. Ela foi alterada pela Lei 14.064/20 (Lei Sansão) que impõe pena de dois a cinco anos de reclusão para o infrator que matar, causar danos ou maus tratos a cães, gatos ou outro tipo de animal.

NR: Veja a seguir vídeo da potra resgatada, sendo atendida no santuário de animais em Pindamonhangaba/SP (Vídeo enviado ao Portal da Cidade).

Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp