Portal da Cidade Pouso Alegre

PROLIFERAÇÃO

Passam de cem os casos de varíola dos macacos confirmados em Minas

Maioria dos casos está concentrada em BH, mas são 26 no interior

Publicado em 09/08/2022 às 11:04

Uma das características da doença é o surgimento de bolhas na pele (Foto: Ilustraçao)

Já são 101 os casos confirmados de varíola dos macacos em Minas Gerais (Monkeypox). Outros 331 casos estão em investigação e quatro foram classificados como prováveis. A informação foi divulgada na noite ontem (segunda-feira, 8) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em nota à imprensa.

O perfil dos infectados tem se mantido sem alterações. Todos eles são homens, com idade entre 21 e 55 anos e estão em condições clínicas estáveis, sem agravamento da doença. Na capital e cidades de interior onde os casos foram detectados, os pacientes são monitorados pelas respectivas secretarias municipais de Saúde.

Ao todo, são 26 casos em cidades do interior e 75 em Belo Horizonte. A capital já apresenta contaminação comunitária, segundo a SES-MG. O único óbito causado pela doença no país, foi registrado na capital mineira. Um homem de 41 anos que estrava em tratamento oncológico e foi contaminado, morreu no dia 28 de julho.

EM POUSO ALEGRE

A Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre confirmou na semana passada a existência de um caso de pessoa contaminada pelo vírus Monkeypox, causador da doença. O paciente está em isolamento domiciliar e não teve complicações graves. Outros dois casos que eram investigados foram descartados.

DOENÇA 

A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. 

As erupções (bolhas na pele) geralmente se desenvolvem de 1 a 3 dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés. Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola.

Fonte:

Deixe seu comentário