Portal da Cidade Pouso Alegre

SEGUNDO CASO

Varíola dos macacos tem segundo caso confirmado em Pouso Alegre

Com Poços de Caldas e Andradas, agora são quatro casos no Sul de Minas

Publicado em 18/08/2022 às 18:12

Doença que causa erupções na pele preocupa as autoridades sanitárias (Foto: Divulgação)

A secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) confirmou nesta quinta-feira (18) o segundo caso de varíola dos macacos (nome popular da Monkeypox) em Pouso Alegre. A confirmação consta do último Boletim Epidemiológico emitido pela secretaria. O primeiro caso da doença no município foi confirmado no dia 1º de agosto.

Com essa nova confirmação, a região registra quatro casos da doença: 2 em Pouso Alegre, 01 em Poços de Caldas e 01 em Andradas.

Segundo informações, as pessoas infectadas não têm agravamento da doença e permanecem em isolamento domiciliar, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde. Não foi divulgado o sexo e idade dos pacientes.

No estado, conforme informou a SES estão registrados 155 casos da doença confirmados através de exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Outros 360 casos foram descartados e há 495 em investigação.

DOENÇA 

A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. 

As erupções (bolhas na pele) geralmente se desenvolvem de 1 a 3 dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés. Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola.

SINTOMAS

Os sintomas da varíola dos macacos são mal-estar geral, febre e cansaço, que são muito parecidos com os da gripe. Além disso, os nódulos linfáticos ficam inchados. Na sequência, aparecem erupções na pele, que podem se iniciar como manchas vermelhas e sem volume, depois apresentam volume e bolhas para, finalmente, formarem cascas. Uma característica que a diferencia da varicela (catapora) é que as lesões se apresentam em uma mesma fase de evolução nos casos de varíola.

Fonte:

Deixe seu comentário