Portal da Cidade Pouso Alegre

CONTRA DENGUE

Combate ao mosquito: mutirão de limpeza chega à região do São João neste sábado 

Ação foi adiada no mês passado por causa das chuvas e novamente marcada para este fim de semana

Publicado em 13/03/2024 às 10:37

Vai ter fumacê, caminhão cate-treco e retirada do lixo acumulado em terrenos vagos (Foto: Divulgação/PMPA)

Neste sábado (16), das 8h às 12h, a Prefeitura de Pouso Alegre promoverá um amplo mutirão de limpeza com objetivo de combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação irá abranger as regiões da Grande São João, incluindo Guadalupe e Amazonas, Jardim São João, Distrito Industrial e Vista Alegre. Essa ação estava prevista para o mês anterior, mas as chuvas fortes que caíram na região impediram a sua realização.


A ação contará com a participação ativa dos agentes comunitários de saúde, que vão orientar a população sobre a coleta urbana e as medidas preventivas contra as doenças; agentes de combate a endemias que vão orientar e aplicar o fumacê costal em residências (priorizando os quarteirões com casos confirmados de dengue); e o cata-treco estará com cinco caminhões e duas máquinas retroescavadeiras para recolher objetos de grande porte. 

Os materiais descartados deverão ser entregues na calçada, próximo ao número da residência, antes das 8h. É importante ressaltar que não serão coletados materiais não autorizados, como os de construção.


Além disso, durante a semana a equipe de limpeza urbana está fazendo a capina e limpeza da região. A Prefeitura destaca que calçadas, lotes e imóveis são de responsabilidade dos proprietários, e os negligentes serão multados.


BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Até 11/3, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, Minas Gerais registrou 514.830 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 185.690 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 66 óbitos confirmados por dengue no estado e 308 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 50.115 casos prováveis da doença, dos quais 31.563 foram confirmados. Até o momento, 20 óbitos foram confirmados por Chikungunya em Minas Gerais e 20 estão em investigação.

Em Pouso Alegre, dados da Secretaria de Saúde apontam que até o dia 9/3, foram registrados 1.941 casos prováveis de dengue. Desse total, 370 foram confirmados. Até o momento a cidade não registrou nenhum óbito.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 11 casos prováveis da doença, dos quais 10 foram confirmados. A cidade também não registra nenhum óbito. Casos de Zika Vírus não foram notificados. 


AÇÕES


A Prefeitura enfatiza que, embora esteja intensificando suas ações de combate à dengue, zika e chikungunya, o trabalho com a população é indispensável para o sucesso dessas iniciativas. O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) revelou que 86,9% dos focos do mosquito estão dentro das residências, destacando a importância da colaboração de todos na prevenção dessas doenças.

Por isso, embora a Prefeitura esteja utilizando o fumacê costal, realizado campanhas, limpeza de vias públicas (lotes, calçadas e imóveis são de responsabilidade do proprietário), aplicando multas aos donos negligentes, a principal forma de prevenção é a eliminação de criadouros dentro dos domicílios e estabelecimentos, com atitudes que a população pode tomar utilizando apenas poucos minutos do seu dia.

Fonte:

Deixe seu comentário