Portal da Cidade Pouso Alegre

MAIS ÁGUA

Copasa começa a ampliação do sistema de abastecimento de água de Pouso Alegre 

Inicialmente são implantados 2.520 metros de rede adutora e fundação de três novas ETAs

Publicado em 26/04/2024 às 15:50

Frentes de serviços no bairro Jardim Aeroporto (Foto: Divulgação/Copasa)

A Copasa está em movimento em Pouso Alegre e, desta forma, deu início às obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água, conforme a ordem de serviço assinada recentemente na presença do prefeito Coronel Dimas Fonseca, durante a visita do diretor-presidente da Companhia, Guilherme Augusto Duarte de Faria, à cidade. 

Com investimento na ordem de R$ 63 milhões, as obras segundo a empresa, vão beneficiar os mais de 140 mil habitantes com o aumento da oferta de água por meio da ampliação dos processos de produção, tratamento, reservação e distribuição. Além disso, as obras também irão proporcionar a melhoria no desempenho das unidades existentes, garantindo uma rápida recuperação do sistema em casos de interrupções, sejam elas programadas ou emergenciais. 

Nesse primeiro momento, estão sendo implantados 2.520 metros de rede adutora que será utilizada para transportar a água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Chapadão ao centro de reservação Aeroporto. A previsão é que essa etapa das obras seja concluída até o mês de agosto deste ano.  

Em paralelo, também estão sendo elaborados os projetos executivos e os serviços de fundação das três novas ETAs que serão implantadas também no sistema produtor Chapadão. 

“Sabemos o quanto essa obra foi aguardada e o quanto ela trará de benefícios para toda a população. Com o início dos trabalhos reforçamos, mais uma vez, o nosso compromisso de oferecer a melhor prestação de serviços em Pouso Alegre, levando água tratada com quantidade, qualidade e regularidade para todos os nossos clientes, atuais e futuros”, destacou o gerente regional da Copasa, Joab Borges. 


ATENÇÃO AO TRÂNSITO 


As frentes de serviço para a implantação da adutora de água tratada estarão localizadas na Av. Elias Guersoni, bairro Jardim Califórnia e nas ruas José Pedro de Souza, Hélio Jacy Gouveia Schiefler, Rua “S” e Rua “U”, todas no bairro Aeroporto. 

Diante disso, a Copasa alerta que, durante o período de execução dessas obras, será necessária a intervenção no trânsito nessas localidades, de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial. A medida garante a constância dos serviços, bem como a segurança de motoristas, pedestres e dos trabalhadores. 

Para isso, a Copasa tem contado com o apoio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, na alteração, sinalização e orientação sobre as mudanças. 

É fundamental que todos os envolvidos no trânsito de Pouso respeitem a sinalização e as alterações vigentes para evitar o risco de acidentes. 


SOBRE AS OBRAS 


As obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água de Pouso Alegre serão realizadas nos sistemas produtores Chapadão; Mandu; e C.D.I. 

A partir delas, a Copasa aumentará em mais 6,2 milhões de litros a sua capacidade de reservação de água no município, com a implantação de sete novos reservatórios. Três novas Estações de Tratamento de Água (ETA) serão implantadas no sistema produtor Chapadão, aumentando sua capacidade atual de tratamento de 80 para 300 litros por segundo e ainda será realizada a ampliação da captação de água, com reforço na adução de água bruta, para atendimento à nova demanda. 

Também serão implantados mais de 10 mil metros de novas redes de distribuição; mais de 20 mil metros de adutora de água tratada – tubulação por onde é feito o transporte desde a unidade de tratamento aos reservatórios; além da implantação de novas adutoras de água bruta e melhorias nas unidades de bombeamento.

Esse aporte faz parte de um pacote de obras que soma mais de R$ 79 milhões de investimentos da Copasa em Pouso Alegre e que vão garantir mais dignidade e qualidade de vida para a população.

Fonte:

Deixe seu comentário