Portal da Cidade Pouso Alegre

MORTE DE RELIGIOSO

Pouso Alegre lamenta a morte do Irmão Dino Girardelli, ex-diretor do São José

Religioso faleceu aos 88 anos nesta sexta-feira (26), após período de internação em hospital local

Publicado em 26/01/2024 às 10:32
Atualizado em

Irmão Dino Girardelli tornou-se uma das personalidades de destaque no setor educacional de Pouso Alegre (Foto: Divulgação/redes sociais)

Faleceu nesta sexta-feira (26) em Pouso Alegre o professor e ex-diretor do Colégio São José, Dino Girardelli, conhecido em toda a cidade como “Irmão Dino”. Ele estava há vários dias internado em hospital, acometido de um câncer no pulmão, e na manhã desta sexta-feira sua morte foi comunicada. 

O falecimento causa comoção em toda a cidade, principalmente nos meios educacionais e religiosos, onde o missionário italiano atuou por décadas e era considerado um dos pilares de uma das mais tradicionais instituições de ensino de Pouso Alegre, o Colégio São José.

Com a saúde em estado crítico desde o início da semana, a morte de Irmão Dino chegou a ser noticiada em redes sociais na noite de segunda-feira (22) e várias pessoas lamentaram a perda. Até o prefeito Coronel Dimas, na data, divulgou uma nota lamentando o falecimento do religioso tão querido. Porém, tudo não passou de uma fake news e o fato foi esclarecido horas depois. Mas, para tristeza de muitos, a notícia se confirmou nesta sexta-feira.

A Câmara Municipal de Pouso Alegre divulgou uma nota de pesar e registrou algumas informações sobre o missionário. Veja a seguir:

“A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre lamenta o falecimento de Irmão Dino Girardelli, aos 88 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 26 de janeiro de 2024.

Irmão Dino nasceu na Itália em 14 de abril de 1935. 

No período da adolescência, Irmão Dino sentiu o chamado para a vida religiosa, ingressando na Congregação dos Filhos de Maria Imaculada – Pavonianos. Após um breve período transcorrido no Seminário Arquidiocesano de Trento, transferiu-se em 1952 para o Seminário Pavoniano de Tradate, para terminar os estudos do Ensino Médio e se tornar missionário.

Aos 22 anos, o jovem, deixou a Itália e veio para o Brasil, colocando-se a serviço da juventude. Desembarcou no país em 3 de junho de 1957.

Corajoso e com espírito empreendedor, Irmão Dino trabalhou em Rio Bananal (ES), São Leopoldo (RS), Brasília (DF), Pouso Alegre e Eloi Mendes (Sul de Minas). 

Obteve a cidadania brasileira quando morava em Pouso Alegre e também foi agraciado com o Título de Cidadão Pouso-alegrense pela Câmara de Vereadores.

Irmão Dino foi uma personalidade importante na área da Educação de Pouso Alegre. Na cidade, ele lecionou por mais de 15 anos e também foi diretor do Colégio São José”.

A Prefeitura de Pouso Alegre, o Colégio São José e outras instituições também divulgaram nota de pesar pelo falecimento do Irmão Dino. 

Sua trajetória marcante inspirou a muitos, a exemplo de um morador de São Leopoldo (RS), cidade que em ele prestou serviços missionários, que registrou: 

“Sua alegria, seu caráter santo, sua peculiar forma de andar com Jesus Cristo nesta terra, trazendo conforto, amor, compaixão, caridade, alento, está incrustado no coração de cada pessoa que nesta curta vida teve o milagroso privilégio de lhe conhecer. Querido amigo e Irmão, que seu santo exemplo continue impulsionando nossas atitudes; que seu amor pelos semelhantes seja o motor que nos mantém no rumo; que sua inteligência, bom humor, grandeza de espírito e humildade, sejam o talhe do Criador, todos os dias, em nossa vida, até o último suspiro”.

O Irmão Dino Girardelli estará sendo velado no ginásio do Colégio São José a partir das 14h desta sexta-feira, com missas às 15h e 19h. No sábado (27) haverá a última missa às 11h e em seguida o corpo será transferido para Varginha, onde vai ser cremado. As cinzas serão conduzidas à cidade natal do religioso, na Itália.

Fonte:

Deixe seu comentário