Portal da Cidade Pouso Alegre

CUIDADOS CANINOS

Veterinária alerta sobre intoxicação alimentar de cães no período da Páscoa 

Período em que o consumo de chocolate aumenta, pode ser também um perigo para animais de estimação

Publicado em 28/03/2024 às 14:05

O chocolate contém substâncias como a teobromina e a cafeína, que são tóxicas para os cães (Foto: Ilustraçao)

Com a Páscoa se aproximando, é hora de lembrar que alguns dos prazeres mais doces desta temporada podem representar sérios riscos para cães e outros animais de estimação. A veterinária Marcela Barbieri (@marcela.barbieri no Instagram) alerta: a intoxicação por alimentos, especialmente o chocolate, é um dos principais acidentes domésticos envolvendo cães. Os casos aumentam no período da Páscoa.

De acordo com a veterinária, o chocolate contém substâncias como a teobromina e a cafeína, que são tóxicas para os cães. A ingestão dessas substâncias pode causar desde sintomas leves, como vômitos e diarreia, problemas mais graves, como convulsões e até mesmo a morte.

Por isso é importante que os tutores estejam cientes dos riscos e tomem medidas preventivas para proteger seus animais de estimação. Marcela dá algumas dicas importantes:

1. Mantenha o chocolate fora do alcance dos cães. “Deixe os doces preferencialmente em locais elevados e seguros, para que não seja fácil que o cão pegue, mesmo por brincadeira”, orienta a veterinária.

2. Ela também sugere que toda a família esteja ciente dos riscos: “Fale com familiares e visitantes sobre a importância de não oferecer chocolate aos pets”.

3. E caso o acidente aconteça, esteja atento aos sintomas de intoxicação por chocolate. “Se o cão apresentar agitação, tremores, aumento da frequência cardíaca e respiratória, procure imediatamente ajuda veterinária”, reforça a especialista em comportamento canino.

Caso ocorra um acidente é essencial agir rapidamente. O tutor deve levar o animal imediatamente ao veterinário e, se possível, levar também uma amostra do chocolate consumido para ajudar no diagnóstico e tratamento.

Lembre-se, a segurança e o bem-estar dos animais de estimação estão nas mãos dos tutores. É importante garantir que a Páscoa seja uma celebração segura e feliz para todos os membros da família, incluindo os pets, lembra a veterinária.

Fonte:

Deixe seu comentário