Portal da Cidade Pouso Alegre

AGENDA CULTURAL

Eventos em PA destacam formação artística, capacitação cultural, exposição e Copa 

Programação é para atender diferentes públicos com boas atrações no fim de semana  

Publicado em 09/06/2026 às 18:06
Atualizado em

Lazer, diversão e cultura na programação em Pouso Alegre (Foto: Divulgação PMPA)

A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria de Comunicação Social, Lazer e Turismo, divulga a agenda cultural desta semana, com atividades voltadas à formação artística, capacitação de agentes culturais, exposições e eventos gratuitos para a população.

A programação começa na terça-feira (09), às 19h, no Teatro Municipal, com a oficina gratuita “A Máscara Neutra e a Expressividade do Ator”, ministrada por Ryan Alexandre Fagundes. Promovida pelo Grupo Nós do Teatro, a atividade propõe vivências e exercícios voltados à neutralidade, ao silêncio e à expressividade na atuação teatral. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por mensagem direta no perfil do grupo nas redes sociais (instagram.com/nos_do_teatro/). 


SIGA TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:

➡️ Grupo de WhatsApp  

➡️ Instagram 

➡️ Facebook 

.

Na quarta-feira (10), às 19h, também no Teatro Municipal, a Secretaria Municipal de Cultura realiza a capacitação “Elaboração de Projetos Aplicada ao Novo Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura”. O encontro é voltado a agentes culturais interessados em conhecer melhor os processos de elaboração e inscrição de projetos no Edital nº 03/2026 – LMIC 25 Anos. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia.

A agenda conta ainda com a exposição “Retratos da Negritude”, em cartaz no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes até o dia 26 de junho. Realizado por Débora Tosta por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o projeto apresenta retratos fotográficos e histórias de vida de seis pessoas negras de Pouso Alegre, promovendo reflexões sobre identidade, memória e representatividade. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Encerrando a programação, no sábado (13), a Via Noroeste recebe o evento Brasileirinho PA, uma grande celebração popular em torno da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Das 18h às 22h, o público poderá acompanhar a transmissão da partida entre Brasil e Marrocos em telões, além de aproveitar apresentações do Grupo República do Samba, praça de alimentação, espaço para famílias e tenda de troca de figurinhas da Copa. O evento é gratuito e aberto à população.





Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações da PMPA

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp