Portal da Cidade Pouso Alegre

MANDOU RECADO

Bombeiros apagam incêndio em área urbana e se comovem com recado de criança

Menina de 9 anos fez alerta sobre existência de animais que seriam atingidos pelo fogo provocado

Publicado em 18/04/2024 às 13:30

Recado escrito em folha de papel foi encontrado próximo à área queimada (Foto: Divulgação/CBM)

Ao apagar incêndio provocado em área urbana no município de Itajubá, no Sul de Minas, o Corpo de Bombeiros encontrou próximo ao local uma folha de caderno ainda não atingida pelas chamas, com um alerta: “Não jogue fogo na mata”, tendo embaixo, com letras menores, a advertência: “Se jogar não chora, porque há um monte de bichos no lugar”. O recado, tão singular e oportuno, chamou a atenção da equipe de combatentes do fogo, que tentou identificar o autor(a) após a extinção do incêndio. 


Tratava-se de uma criança de 9 anos, identificada como “Emilly”, moradora do bairro Estiva onde o fogo havia se propagado. Comovido com a preocupação da menina com o meio-ambiente, o comandante da operação, 2º Sargento BM Edmilson, comparou a situação com a fábula do beija-flor que se esforça para apagar um incêndio na floresta, carregando água em seu próprio bico. 

A atitude da pequena Emilly levou o comandante BM a comentar: “Essa é uma história sobre como lidar com crises e nos traz a mensagem de que a mudança que queremos ver no mundo deve começar por nós mesmos, cada gota importa, cada mudança de atitude de cada um de nós importa!"


Infelizmente, o incêndio alertado por Emilly chegou a queimar 800 metros quadrados de vegetação no bairro Estiva. Os bombeiros conseguiram debelar as chamas após 50 minutos de combate com jatos de água e abafadores. Moradores em residências próximas chegaram a temer pela segurança de suas casas, pois as chamas tendiam a se propagar por causa do vento. Mas todos os focos foram eliminados.

Fonte:

Deixe seu comentário