Portal da Cidade Pouso Alegre

CHAME O BOMBEIRO

Corpo de Bombeiros captura tamanduá-bandeira em prédio residencial em Varginha

Animal teria se refugiado no corredor do prédio de apartamentos até ser retirado em segurança

Publicado em 10/04/2024 às 12:43

O animal adulto vai passar por exames e depois será solto em seu habitat natural (Foto: Corpo de Bombeiros)

Moradores de um prédio da Rua Antônio de Pádua Amâncio, no Bairro Industrial JK, em Varginha, levaram o maior susto nesta terça-feira (9), ao se depararem com um tamanduá-bandeira adulto no interior do prédio. O animal teria saído de área de vegetação próxima e vagando por via pública encontrou a porta do prédio aberta, subiu as escadas e se refugiou ali.

Em meio ao alvoroço e curiosidade que a presença do animal provocou, moradores acionaram o Corpo de Bombeiros e uma equipe foi até o local para fazer a captura. O tamanduá foi encontrado acuado no corredor de um dos apartamentos.

Na operação de resgate seguro, os bombeiros utilizaram rede e puçá para imobilizar o animal sem causar qualquer dano. Contido, ele foi colocado numa jaula e levado à sede da corporação. 


O tamanduá vai passar por exames veterinários para confirmar a sua condição de saúde. Aparentemente, segundo a CBM, ele não tem nenhum ferimento e se apresenta saudável. Após isso, será levado à área rural e solto em seu habitat natural, distante de aglomerado urbano. 


TAMANDUÁ-BANDEIRA

O Tamanduá-Bandeira é um mamífero nativo da América. Ele recebe esse nome uma vez que sua cauda tem forma de uma bandeira. Mede entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento e pesa até 41 kg. Em alguns locais do Brasil eles são conhecidos pelos nomes: tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante, urso-formigueiro-gigante, iurumi, jurumim. Pertence à classe de mamíferos (Mammalia), ordem Xenarthra e família dos Myrmecophagidae, sendo seu nome científico Myrmecophaga tridactyla. Infelizmente, em alguns locais ele já foi extinto e no Brasil é um dos animais na lista de risco de extinção. Além dele existem outras espécies de tamanduás no país, entretanto essa é a maior delas. Esses animais possuem uma função ecológica muito importante, visto que quando se alimentam de insetos espalham na terra resíduos e nutrientes, deixando-a adubada.

Fonte:

Deixe seu comentário