FENÔMENO
Eclipse parcial da Lua nesta quinta-feira poderá ser visto em cidades sul-mineiras
Ponto máximo será às 1h31, já na madrugada de sexta-feira, quando estará na fase mais obscura
Publicado em 27/08/2026 às 12:25
A partir das 23h34, hora de Brasília, desta quinta-feira (27), um eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o território brasileiro. O ponto máximo será às 01h31, já na madrugada da sexta-feira (28), quando estará na fase mais obscura.
A astrônoma do Observatório Nacional Josina Oliveira do Nascimento disse que esse tipo de eclipse ocorre toda vez que a Lua entra na sombra da Terra, formada pela incidência do Sol.
SIGA TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:
“Sempre existe a sombra da Terra no espaço, porque o Sol está sempre iluminando a Terra, mas a Lua nem sempre entra nessa sombra”, explicou.
Nesse fenômeno de agosto, a fase parcial levará 3h18. Vai começar às 23h34, o máximo vai ser às 1h13, já do dia 28, e o final do eclipse parcial vai ser às 2h52.
OLHO NU
Ao contrário do eclipse solar, que para observar é preciso usar filtros, equipamentos especiais ou óculos próprios, esse parcial da Lua poderá ser visto a olho nu, e de qualquer lugar.
“No caso desse eclipse, o Brasil todo vai ver e com a Lua bem alta. A única coisa que vai fazer com que você não veja o eclipse é se chover ou ficar nublado”, apontou.
De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse desta quinta-feira “pertence ao Saros 138, um ciclo de aproximadamente 18 anos que governa a recorrência de eclipses com características semelhantes”.
TANSMISSÃO
O eclipse parcial poderá ser acompanhado também pela live que o Observatório Nacional vai fazer no seu canal do YouTube a partir das 23h pelo horário de Brasília, em uma nova edição do programa O Céu em sua Casa: observação remota.
Segundo o Observatório, como ocorreu no eclipse solar no começo do mês, todos os veículos de comunicação poderão retransmitir gratuitamente a cobertura, mas precisam avisar antes pelo e-mail [email protected].
Horários:
• 23h00: Início da transmissão ao vivo pelo YouTube do ON.
• 23h34 (27/ago): Início do eclipse parcial. A Lua toca a umbra.
• 01h13 (28/ago): Máximo do eclipse. Momento de maior obscurecimento (96,2%).
• 02h52 (28/ago): Fim da fase parcial, com a Lua deixando a umbra.
• 04h02 (28/ago): Fim do eclipse penumbral e encerramento da transmissão.
Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações de Gov/Br
Notícias relacionadas
Dois novos retornos são implantados na BR-459 em Congonhal e Senador José Bento
26/08/2026 às 16:43
Consulta sobre passagem em pedágio eletrônico pode ser feita pelo app CNH do Brasil
25/08/2026 às 10:56
Motoristas precisam estar atentos aos serviços de manutenção em rodovias da região
24/08/2026 às 11:55
Rodovia BR-383 entre Itajubá e Maria da Fé bloqueada ao tráfego até 12 de setembro
24/08/2026 às 10:31
Mãe e filho são identificados como vítimas da queda de passarela na Fernão Dias
19/08/2026 às 11:02
Fernão Dias continua bloqueada nos dois sentidos e veículos usam rotas alternativas
18/08/2026 às 16:59