Portal da Cidade Pouso Alegre

SAÚDE MENTAL

CAPS AD realiza ações voltadas ao Setembro Amarelo em Pouso Alegre

Campanha visa prevenção ao suicídio e orientações sobre a saúde mental

Publicado em 14/09/2021 às 12:48
Atualizado em

Ações focam a importância da saúde mental (Foto: Ascom/PMPA)

Neste mês, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Pouso Alegre (CAPS AD), está realizando ações especiais para celebrar o Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio e orientações sobre a importância da saúde mental.

Diariamente, o CAPS AD de Pouso Alegre presta atendimento a pessoas em crise psíquica em decorrência do uso de álcool e outras drogas. É a única unidade de saúde especializada em atender dependentes, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

 “A gente está programando algumas ações externas aqui no CAPS. A ideia é que vá com os usuários pro Horto, por exemplo. A gente está tendo rodas de conversas específicas sobre o Setembro Amarelo e prevenção ao suicídio”, destaca a terapeuta ocupacional do CAPS AD Letícia Pereira.

Como parte das atividades nessa semana, os usuários tiveram um ato simbólico com a confecção de uma “Árvore da Vida”, com mensagens motivacionais e de agradecimento. “A ideia é trazer coisas significativas pra eles, coisas importantes, que fazem bem nessa abordagem, principalmente da prevenção e da valorização da vida”, acrescenta Letícia.

As ações do Setembro Amarelo terão um dia especial em Pouso Alegre: 22 de setembro, quando a Praça Senador José Bento terá um evento exclusivo para prevenção ao suicídio. “Uma ação na Praça da Catedral com o objetivo de levar informação para a população de Pouso Alegre acerca não só do mês de prevenção do suicídio, mas também da saúde mental”, pontua Ana Cláudia Monteiro, coordenadora do CAPS AP.

Fonte:

Deixe seu comentário