Portal da Cidade Pouso Alegre

COMBATE À DENGUE

Combate à dengue com serviço de fumacê chega aos bairros são João e São Geraldo

Nos dias 21 e 22, veículo da Secretaria de Saúde vai percorrer ruas dos bairros na ação de combate

Publicado em 21/03/2024 às 14:59

Fumacê em aplicação no combate ao mosquito transmissor da dengue (Foto: divulgação/PMPA)

A Secretaria Municipal de Saúde em Pouso Alegre está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e promove aplicação de fumacê nos bairros São Geraldo e Grande São João. 

Nesta quinta-feira (21), a ação em veículo equipado ocorrerá no Grande São João, enquanto na sexta-feira (22) será a vez do São Geraldo receber o serviço.

A aplicação do fumacê em carro foi uma solicitação direta da Prefeitura à Secretaria Regional de Saúde, visando combater os mosquitos adultos, transmissores da dengue, em áreas com maior incidência de casos confirmados da doença.

Durante a aplicação do fumacê pelo órgão, é necessário que os moradores estejam atentos às seguintes orientações:

• Manter portas e janelas abertas: Para garantir a eficácia do combate aos mosquitos, é necessário que as portas e janelas das residências permaneçam abertas durante a passagem do veículo de aplicação do fumacê.

• Velocidade constante e circulação do veículo: O veículo responsável pela aplicação circulará pelas ruas em ambos os sentidos, com o pisca alerta ligado e em velocidade reduzida de 10 km por hora. É importante observar que quando o pisca alerta estiver desligado e a velocidade for mais rápida, significa que o veículo está se deslocando para outro quarteirão do bairro.

• Por que não vai a todos os bairros: É essencial destacar que o fumacê atua na eliminação dos mosquitos adultos com asas, porém é um método que pode causar impactos ambientais, prejudicando outras espécies de animais (exemplo: borboletas e pássaros). Por isso, a Prefeitura prioriza o uso do fumacê costal, aplicando-o em quarteirões específicos com casos suspeitos e/ou confirmados. Onde o agente de combate a endemias entra na casa e consegue acessar espaços pequenos para aplicação do produto, gerando bloqueio. 

• Qual a melhor: A principal medida de combate à dengue continua sendo a limpeza de quintais, pois mais de 80% dos casos de contaminação são provenientes de ambientes residenciais. Portanto, é fundamental que todos contribuam, reservando pelo menos 10 minutos do dia para a realização da limpeza em suas residências.

Fonte:

Deixe seu comentário