Portal da Cidade Pouso Alegre

PREVENÇÃO

Horto Florestal recebe ações preventivas contra incêndios no entorno da mata 

Construção e manutenção de aceiros dificultam a propagação do fogo na vegetação

Publicado em 27/06/2024 às 21:23

Equipes da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente trabalham nas medias preventivas (Foto: Ascom/PMPA)

O período de inverno, quando a vegetação se encontra seca e favorece incêndios em áreas de matas, pastos e faixas preservadas, também aumenta a preocupação de órgãos gestores e protetores do meio ambiente. Em Pouso Alegre, toda a área que compreende o Parque Natural Municipal Fernando Afonso Bonillo Fernandes, que além das reservas naturais engloba o Horto Florestal, está recebendo ações preventivas que visam atenuar os danos causados por queimadas e auxiliam na contenção de incêndio.

Uma dessas ações é a abertura e manutenção de aceiros ao redor da floresta do parque. Equipes da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente está com uma frente de serviços no local. O secretário Renato Garcia comentou sobre a importância dessas ações preventivas, afirmando que “Os incêndios florestais representam uma ameaça significativa para a natureza e para a comunidade. A manutenção dos aceiros é essencial para a contenção do fogo, garantindo assim a segurança de nossos munícipes e a preservação do nosso meio ambiente”.


"Também serão realizadas ações preventivas, onde os Agentes de Defesa Civil realizarão Vigilância em Pontos de Observação no entorno da cidade, com objetivo de detectar possíveis focos de incêndio. Essa ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar, tem o objetivo de minimizar ações delitivas de incêndios de natureza criminosa, bem como antecipar respostas em ações pontuais. Ainda solicita o apoio da população em denunciar as queimadas irregulares em lotes, acionando os órgãos competentes para possível notificação e autuação dos responsáveis", complementou o superintendente de Defesa Civil e Social, Anderson Soares Silveira.

Em todo tipo de incêndio, milhares de espécies animais e vegetais são perdidas, o que afeta diretamente o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida de todos. Infelizmente alguns incêndios são provocados, e não são acidentais, registrou a Prefeitura. O órgão sugere que a população denuncie esses crimes ambientais para:

• Defesa Civil de Pouso Alegre - 3449-4317 e 199

• Corpo de Bombeiros – 193

• Polícia Militar – 190

• Polícia Militar do Meio Ambiente - 3429-6300

• 17ª Regional de Defesa Civil (REDEC) - 3429-6700.

Fonte:

Deixe seu comentário