Portal da Cidade Pouso Alegre

SÍNDROME

No Dia Internacional da Síndrome de Down, Saúde destaca rede de cuidados em MG

São mais de 180 serviços de reabilitação física e intelectual disponibilizados no estado

Publicado em 21/03/2024 às 11:02

Estima-se que um em cada 700 nascimentos seja com essa condição genética (Foto: Rafael Mendes/SES/MG)

Esta quinta-feira (21/3) marca a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, data importante para destacar a luta por efetivação de direitos dessa parcela da população. No Brasil, estima-se que um em cada 700 nascimentos seja com essa condição genética, independentemente de etnia, gênero ou classe social. 

Em Minas Gerais, a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) oferece mais de 180 serviços voltados à reabilitação física e intelectual, proporcionando o apoio necessário para o desenvolvimento e qualidade de vida dessas pessoas. 

Renata Vaz, coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras (Caspd) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ressalta a importância de encaminhamento das pessoas com Síndrome de Down para a rede de cuidados adequada desde o seu diagnóstico. 

“A Síndrome de Down é uma alteração cromossômica que pode gerar uma deficiência intelectual. Então, a pessoa com diagnóstico deve ser encaminhada para a rede de cuidados por intermédio da Unidade Básica de Saúde. O serviço de saúde, em posse daquela documentação, iniciará os trâmites necessários para que o acesso à rede de cuidados seja realizado”, explica. 

Além disso, em Minas Gerais existe o Programa de Intervenção Precoce Avançado (Pipa), que atua nos casos em que há suspeita de atraso no desenvolvimento intelectual desde o nascimento da criança. O Pipa realiza avaliações periódicas e, quando necessário, inicia os cuidados dentro dos serviços credenciados pela rede.  

É importante destacar que nem todas as crianças com Síndrome de Down apresentam deficiência intelectual. “Ao ser apontada a síndrome, não está determinado que aquela criança vai ter uma deficiência intelectual, pois isso terá que ser avaliado conforme o caso individual. Então, essa criança também vai se beneficiar pelas avaliações do Pipa, que é um programa sem paralelo em outros estados”, aponta Vaz. 

Tanto os Serviços de Modalidade Única de Reabilitação Intelectual (Serdis) quanto os Centros Especializados em Reabilitação (CER) estão preparados para receber e atender essas crianças, oferecendo suporte especializado e inclusão social.


Mais informações estão disponíveis em https://www.saude.mg.gov.br/sindromededown e https://www.saude.mg.gov.br/reabilitacaointelectual.

Fonte:

Deixe seu comentário