Portal da Cidade Pouso Alegre

NOVA VISÃO

Saúde realiza mais de 90 cirurgias de catarata em dois dias em Pouso Alegre

Mutirão foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde na Policlínica do São Geraldo

Publicado em 26/01/2024 às 12:02
Atualizado em

O único tratamento para a catarata é a cirurgia, envolvendo a substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular. (Foto: Divulgação/PMPA)

Cerca de 90 novos pacientes em Pouso Alegre tiveram a chance de melhorar a visão através de um procedimento de cirurgia de catarata. O mutirão foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura esta semana, e em apenas dois dias devolveu a visão para mais de 90 pessoas que se submeteram à operação. Os pacientes foram tratados na Clinoftalmo.

A catarata é uma condição que causa opacidade no cristalino (lente interna do olho) e representa a principal causa de perda de visão globalmente. No Brasil, corresponde a 49% dos casos de cegueira tratável, afetando predominantemente a população idosa. Com o objetivo de diminuir as filas de espera por cirurgia e aplicações de Anti-VEGF, como o Avastin, implementou-se um programa que contempla diversas cirurgias desse tipo.


Nos últimos dois dias, mais de 90 cirurgias e mais de 80 aplicações de Anti-VEGF foram realizadas. Além das ações para melhorar a acuidade visual, foram fornecidas orientações pré e pós-cirurgias/aplicações, beneficiando a população que, por vezes, encontra dificuldades em acessar esses tratamentos.

O único tratamento para a catarata é a cirurgia, conduzida com anestesia local e envolvendo a substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular. O procedimento é realizado inicialmente em um olho e, posteriormente, no outro. A recuperação é rápida, dependendo da adesão adequada às orientações pós-cirúrgicas.

Algumas diretrizes cruciais para manter a saúde ocular, conforme orientações de oftalmologistas, incluem o uso de óculos com proteção UV durante atividades externas, a importância do sono adequado, a necessidade de proteção solar para evitar um aumento de 60% no risco de catarata, além de evitar tabagismo e o excesso de sal na alimentação. Controlar a glicemia é também fundamental, visto que o diabetes duplica a probabilidade de desenvolver a doença.

A secretária municipal de Saúde, Rosaly Esther, destaca que "a estratégia de realizar mutirões de catarata demonstrou ser eficaz na redução rápida da fila de espera por cirurgia, atingindo plenamente os objetivos propostos durante sua implementação. Planejamos realizar mais programas semelhantes, dedicando a devida atenção à saúde ocular, a fim de atender prontamente novos casos que necessitam de intervenção cirúrgica. Esta abordagem reforça nosso compromisso em proporcionar acesso oportuno e eficiente aos cuidados de saúde oftalmológica".

Fonte:

Deixe seu comentário