Portal da Cidade Pouso Alegre

ARTESANATO EM ALTA

Pouso Alegre ganha espaço exclusivo para difusão e valorização do artesanato 

Casa do Artesanato foi inaugurada nesta sexta-feira (22) e abre um novo ambiente para a cultura na cidade

Publicado em 22/03/2024 às 16:21

Prefeito Coronel Dimas, secretárias municipais e vereadores durante a inauguração (Foto: divulgação/PMPA)

A agenda do prefeito Coronel Dimas Fonseca, de Pouso Alegre, abriu espaço na manhã desta sexta-feira (22) para a solenidade de inauguração da Casa do Artesanato, um novo espaço da Secretaria Municipal de Cultura destinado à promoção das atividades de artistas e artesãos do município. A partir de agora, eles terão um espaço mais apropriado e amplo para realizar exposições e mostras de arte.

O endereço é a antiga asa de Cultura Menotti Del Pichia, localizada na esquia das avenidas Dr. Lisboa e Levino Ribeiro do Couto, onde em alguma época passada funcionou juma estação da antiga rede ferroviária.

O ato inaugural contou com a presença do prefeito Coronel Dimas Fonseca, secretárias municipais de Cultura, Educação e comunicação Social, vereadores e convidados. O chefe do Executivo comentou sobre o novo espaço: "É com grande alegria ter a Casa do Artesanato para nossa comunidade. Este espaço não apenas preserva nossa história, mas também promove a criatividade e o talento dos nossos artesãos e artistas. É um ponto de encontro onde celebramos nossa cultura e fortalecemos os laços que nos unem como cidade”.


HISTÓRIA


O espaço tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, foi alvo de muitas transformações em sua história, desde a origem como estação ferroviária para embarque e desembarque de viajantes do “trem de ferro” que atendia Pouso Alegre.

Construída em 1887 para atender ao transporte de passageiros, a estação foi posteriormente adaptada para outros fins após o encerramento da ferrovia. Em 1988, passou por uma reforma e foi transformada na Casa da Cultura "Menotti Del Picchia", abrigando uma galeria de artes plásticas.

A Casa do Artesanato estará aberta das 10h às 19h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 14h aos sábados, garantindo que todos tenham a oportunidade de visitar o local. O espaço receberá exposições artísticas e artesanatos de artistas locais, contribuindo para promover e valorizar cada vez mais a rica cultura da cidade. A participação no Edital de Convocação é necessária para expor os itens, o qual será lançado em breve.

Além disso, a Ouvidoria Municipal, antes localizada na Avenida Dr. Lisboa, nº 201 – Centro, agora estará disponível na Casa do Artesanato, com horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.


Fonte:

Deixe seu comentário