Portal da Cidade Pouso Alegre

DESTAQUE ESTADUAL

Cultura Hip Hop de Pouso Alegre recebe reconhecimento na Assembleia Legislativa

Integrantes de coletivos culturais foram homenageados nas comemorações dos 50 anos do Hip Hop

Publicado em 22/12/2023 às 17:19

Coletivo “Da Ponte Pra Cá”, produtora cultural e ativista palestrante representaram o município (Foto: Arquivo pessoal)

A cultura Hip Hop de Pouso Alegre foi destacada em evento realizado nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, como parte das comemorações dos 50 anos de Hip Hop. Durante reunião extraordinária da Comissão de Direitos Humanos, foi feita a entrega dos certificados referentes a votos de congratulações pela relevante atuação e contribuição para a cultura no Estado a diversos agentes culturais representantes de municípios mineiros.

A indicação dos homenageados foi feita através de consulta pública realizada pela deputada estadual Andréia de Jesus, autora da proposta. Foram mais de 180 indicações de agentes, militantes, coletivos, grupos ou espaços da cultura Hip Hop.


De Pouso Alegre, foram destacados e receberam a homenagem o coletivo “Da Ponte Pra Cá”, a produtora cultural Flávia Pereira da Silva e o ativista Luciano Aparecido Anastácio, o B.boy Lu.

Flávia Pereira da Silva (conhecida como Preta Flávia) é fundadora e produtora cultural do movimento “Da Ponte Pra Cá”, e há muitos anos estuda a arte e cultura periférica. É moradora do bairro São Geraldo e atua na comunidade com os elementos Hip Hop, buscando a união comunitária. Também participa de intervenções e palestras em escolas. É coordenadora do projeto de lei de incentivo municipal Mentes Brilhantes Crew. No ano de 2024 será a única delegada eleita a representar Pouso Alegre na Conferência Nacional de Cultura.

B.boy Lu é um veterano atuante de Pouso Alegre. Oficineiro, palestrante de break dance do movimento “Da Ponte Pra Cá”. Participante do projeto de lei municipal de incentivo Mentes Brilhantes Crew. É também reconhecido na região sul mineira por dois anos consecutivos como o “melhor boy da região que recebeu o cinturão”. É um amante da cultura hip hop e muito importante como um dos elementos do hip hop break dance.

O Coletivo “Dá Ponte pra Cá” trabalha na democratização da produção e do acesso à arte, atuando em espaços urbanos periféricos, nas ruas, praças, quadras e outros espaços públicos, o que permite o aprofundamento dos laços comunitários com o bairro, celebrando e difundindo a cultura e a arte.

Fonte:

Deixe seu comentário