Portal da Cidade Pouso Alegre

FÉ E TRADIÇÃO

Folia de Reis terá encontro ao lado do presépio montado na Praça Senador em PA

Local em frente à Catedral Metropolitana vai reunir companhias de Reis locais e de cidades vizinhas

Publicado em 06/01/2024 às 11:55
Atualizado em

A tradição da Folia de Reis é preservada em Pouso Alegre (Foto: Iustração/Ag/MG)

O Dia de Reis é comemorado neste sábado (6/1) com celebração especial. Em Pouso Alegre, a partir das 18h, haverá encontro de companhias de Reis na Praça Senador José Bento, em frente à Catedral Metropolitana. O cortejo da Folia marca o encerramento das festividades natalinas.

O evento integra o calendário cultural do município e é realizado todos os anos. Neste sábado (6) contará com a participação especial das companhias de Reis de Congonhal e de Espírito Santo do Dourado, cidades que cultuam a tradição.

A apresentação das companhias de Reis ocorrerá junto ao presépio montado na praça, em frente à Catedral, pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, Lazer e Turismo. O cenário proporcionará um ambiente único e acolhedor para que todos possam apreciar a riqueza artística e cultural desses grupos folclóricos.

Em caso de chuva, o evento será transferido para o Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes, localizado no antigo fórum, em frente à Praça Senador José Bento, garantindo que a celebração aconteça independentemente das condições climáticas. 


ORIGEM E TRADIÇÃO

As Folias de Reis são tradição de origem ibérica e fazem parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil.  

Ao longo dos anos, a manifestação foi se tornando componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros.  

As folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações afro-mineiras e representam uma parte importante do patrimônio cultural mineiro. 


PATRIMÔNIO

Geralmente, as folias são formadas por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. 

Apresentam características regionais e as indumentárias variam de grupo para grupo, a exemplo de trajes militares, vestes de palhaço, máscaras ou mesmo roupas comuns. 

Os instrumentos que conduzem os cantos são as violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas.  

O principal elemento simbólico é a bandeira e os grupos se organizam a partir de ritos, como giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.

Fonte:

Deixe seu comentário