Portal da Cidade Pouso Alegre

CULTURA

Produtora cultural vai representar Pouso Alegre na Conferência Nacional de 2024

Flávia Pereira da Silva é coordenadora do coletivo Da Ponte Pra Cá e do projeto cultural Mentes Brilhantes

Publicado em 27/11/2023 às 18:16

Delegação de Pouso Alegre durante o evento: Flávia Pereira (esq.), Carlos Eduardo, Débora da Fonseca, Marcelo Rodrigues, Mariana Sayad e Guilherme Viaro Leme (Foto: Ascom/PMPA)

Depois de realizar a maior conferência de cultura de sua história, Pouso Alegre participará de um marco na trajetória cultural do país, com uma pouso-alegrense eleita para representar o município na 4ª Conferência Nacional de Cultura. 

Nesta semana, a delegação de Pouso Alegre participou com seis agentes culturais da etapa estadual, organizada pela Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais, e consolidou a escolha da produtora cultural pouso-alegrense Flávia Pereira da Silva como delegada estadual, que deverá representar o município junto à delegação mineira na etapa nacional em Brasília-DF, em 2024.

Flávia é artista e produtora cultural do bairro São Geraldo, coordenadora do coletivo “Da Ponte Pra Cá” e do projeto cultural “Mentes Brilhantes”, além de referência local no Hip Hop e na cultura preta. Flávia já havia sido eleita na etapa municipal como a delegada com maior número de votos e é uma das grandes vozes da cultura na cidade. 

A delegação de Pouso Alegre participou exaustivamente de todas as atividades da conferência estadual, realizada durante os dias 20 e 23/11 no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A etapa estadual foi marcada por atrasos, tumultos e moções contra a organização do evento, mas também pela união dos municípios do interior que, assim como Pouso Alegre, reivindicaram voz e maior participação.

Além de Flávia, a delegação de Pouso Alegre contou com os artistas e agentes culturais Mariana Sayad de Sousa Bustamante, Débora da Fonseca Souza, Guilherme Viaro Leme de Almeida e Carlos Eduardo da Silva, e também com gestor do Teatro Municipal, Marcelo Rodrigues do Nascimento, representando o poder público.

No evento, a sociedade civil presente elegeu 26 delegados enquanto os gestores do poder público puderam escolher, entre os seus, 14 delegados.

Os delegados de Pouso Alegre ainda conseguiram aprovar junto aos participantes, propostas sobre mais recursos para cultura, capacitação, mapeamento, descentralização, acesso e inclusão cultural que estarão na pauta da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que terá a pouso-alegrense Flávia como uma das porta-vozes do povo mineiro na Cultura.

Fonte:

Deixe seu comentário