Portal da Cidade Pouso Alegre

EXCLUÍDOS

Além de injúria racial, Lei Maria da Penha impedirá nomeações públicas

 Novas leis em PA impedem nomeação de condenados para cargos municipais

Publicado em 11/05/2022 às 15:44
Atualizado em

Matérias foram apreciadas e votadas pelo plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre (Foto: Ascom/CMPA)

Após aprovação de projeto de lei que proíbe Prefeitura e Câmara contratarem condenados por injúria racial, o Legislativo de Pouso Alegre analisa estender a vedação também para condenados com base na Lei Maria da Penha

Os vereadores de Pouso Alegre apreciaram em segunda turno, na sessão ordinária desta terça-feira (10), o Projeto de Lei de autoria do vereador Bruno Dias, que tem a intenção de proibir na Câmara e na Prefeitura a nomeação para cargos em comissão e funções gratificadas de condenados pelo crime de injúria racial.

A matéria de Bruno Dias acrescenta o inciso X ao artigo 2º da Lei Municipal nº 5.106, de 2011, que por sua originalidade veda o modelo de contratação diante da condenação por outros vários crimes. Com a proposta de Bruno, os que foram condenados em decisão transitada em julgado, com fundamento no disposto no artigo 140, § 3º, do Código Penal – Decreto-Lei nº 2.848/1940 – por crime de Injúria Racial, desde a condenação até o cumprimento integral da pena, entram para essa lista já proposta. A matéria segue para sanção do prefeito. 

Além disso, outra matéria deve engrossar a lei a partir de agora. Uma proposta do vereador Dr. Edson, colocada em apreciação em primeiro turno durante a sessão desta terça-feira, soma na redação os condenados pela Lei Maria da Penha. A proposta passou em primeiro turno e ainda deve ser apreciada em segundo turno pelos vereadores.

Fonte:

Deixe seu comentário