Portal da Cidade Pouso Alegre

XÔ MOSQUITO

Alunos de escola municipal de PA criam repelente natural do mosquito da dengue

Projeto surgiu durante trabalho escolar sobre empreendedorismo com apoio do Sebrae

Publicado em 26/03/2024 às 10:29

O repelente natural criado pelos alunos recebeu o nome de “Xô Mosquito” (Foto: Divulgação/PMPA)

Alunos da Escola Municipal Vasconcelos Costa, localizada no bairro Faisqueira, em Pouso Alegre, desenvolveram um repelente natural contra o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e zika. O desenvolvimento do produto foi durante execução prática de trabalho escolar com orientação e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A criação do repelente teve início em oficina de trabalho dos alunos do 3º ao 5º ano, crianças com idades entre 9 e 11 anos, da Educação Integral. O projeto contou com apoio do Sebrae, que mantém um programa de educação empreendedora nas escolas, denominado “Jovem Empreendedor: Primeiros Passos”.  


O analista do Sebrae Minas, Anderson Faria, destaca que “o projeto traz metodologias para que os professores repliquem em salas de aulas e criem projetos que incentivem os alunos a desenvolver soluções e a ter uma visão empreendedora. O projeto almeja formar empreendedores que possam assumir posições de destaque nas empresas que trabalharão no futuro”.

A criação do repelente surgiu após um estudo sobre o mosquito Aedes Aegypti e a conscientização sobre os problemas que ele causa. Os alunos, preocupados em contribuir para a solução desse problema na comunidade, decidiram criar repelentes naturais para uso próprio e também para venda, promovendo, assim, o empreendedorismo e oferecendo um produto que beneficie toda a população. Os ingredientes utilizados são cravo da índia, álcool 70 e óleo de amêndoa.


Com muito entusiasmo, os alunos deram o nome de "Xô Mosquito" ao repelente e o promoveram de forma criativa.

Fonte:

Deixe seu comentário