Portal da Cidade Pouso Alegre

AGRICULTURA

Pneus agrícolas: o que você precisa saber para comprar e fazer a escolha certa

É importante conhecer sobre os tipos de pneus à disposição no mercado

Publicado em 30/09/2022 às 12:31
Atualizado em

Cada vez mais os fabricantes buscam tecnologias para melhorar o desempenho e durabilidade dos pneus agrícolas (Foto: Divulgação)

Muito se fala em máquinas agrícolas, como, por exemplo, escavadeiras, tratores, colheitadeiras, semeadoras, entre outros, mas pouco se é ouvido sobre a compra de pneu agrícola e esse é um ponto de extrema importância e que precisa ser mais falado e levado a sério. Isso porque eles são a base, a estrutura que movimenta esses veículos e proporciona para eles o tanto de eficiência e desempenho necessários para que eles consigam realizar suas tarefas com excelência. 

Esse é um produto que possui características específicas e cada vez mais as empresas fabricantes dele estão buscando por novas tecnologias para melhorar o desempenho e a durabilidade dos mesmos. Dessa forma, é importante entender um pouco mais sobre os tipos de pneus à disposição no mercado e qual seria o mais indicado para o seu caso e a sua necessidade. Veja a seguir mais informações a respeito da produção dos pneus agrícolas e entenda melhor o assunto através deste artigo. 


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Muitas pessoas pensam que não há muita tecnologia envolvida na fabricação de pneu de trator, por exemplo, entretanto elas estão redondamente enganadas. Os pneus de máquinas agrícolas em geral, precisam ser resistentes por causa dos solos instáveis e escorregadios, ainda precisam ter uma boa durabilidade por não serem um objeto de baixo custo e proporcionar segurança para o operador do maquinário. 

Por isso, eles precisam aguentar condições extremas, isso porque além de precisar levar em consideração a questão da instabilidade do solo, também há o fato de que essas máquinas são consideradas pesadas e ainda fazem o transporte de cargas pesadas, o que evidencia ainda mais a necessidade de segurança dos funcionários que operam esses veículos. 


CURIOSIDADES SOBRE A PRODUÇÃO DE PNEUS AGRÍCOLAS

A principal matéria-prima do pneu agrícola é a borracha natural, isso porque é necessário bastante resistência por causa do atrito e da tensão ao qual o objeto é exposto. Fora isso, também são adicionadas uma malha de tecido e aço, que tem como principal funcionalidade auxiliar na tração e segurar o ar comprimido. 

Outra característica especial e única dos pneus agrícolas é que apesar de eles serem projetados para atuarem em terrenos acidentados e instáveis, são pesados para aguentarem as cargas pesadas as quais eles transportam. 


TIPOS DE PNEUS AGRÍCOLAS

Pneu diagonal 

Esse tipo de pneu é o mais indicado nos casos de plantações e lavouras com terras bastante compactadas, pedras e até mesmo desníveis. A estrutura dele é composta de lonas que ficam sobrepostas na carcaça. 

Pneu radial

O pneu radial possui lonas que ficam distribuídas seguindo a direção do raio da circunferência. A principal característica desse pneu é que as lonas diminuem a deformação na carcaça que ocorre durante o uso e ainda dão uma maior estabilidade.  

Pneu de implemento

Esse tipo de pneu é mais específico, isso porque ele é desenvolvido para equipamentos que são acoplados nas máquinas e nos tratores. Ele pode ser usado em todas as modalidades de acessórios, desde vagões até tratores de plantio.

Fonte:

Deixe seu comentário